Convite de matrícula como alune especial para a disciplina “Tópicos em Literatura: Deslocamento e a experiência do corpo feminino”

A  disciplina  “Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino”, ofertada pelo Programa  de  Pós-Graduação  em  Letras  da  Universidade  Federal  do  Amapá (PPGLET/UNIFAP) no período de 20/01 a 24/02, abre vagas para alunes especiais. A disciplina integra a linha de pesquisa Literatura, Cultura e Memória e será ministrada pelas docentes Juliana Pimenta Attie (UNIFAL), Natali F. Costa e Silva (PPGLET/UNIFAP) e Viviane Ramos de Freitas (UFRB).

“Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino”, com base no estudo de obras de ficção e ensaios de escritoras como Jamaica Kincaid, Michelle Cliff, Jean Rhys, Nicole Dennis-Benn, Cynthia McLeod e Marie-George Thebia abordará questões teórico-críticas que envolvem a produção de mulheres no contexto pós-colonial caribenho e guianense.

As inscrições devem ser feitas até 19/01 levando-se em consideração os pontos abaixo:

Disciplina CH Dia/Hora Prof. Responsável

Tópicos  em Literatura:  Deslocamento  e  a  experiência  do  corpo  feminino

Quarta-feira

Juliana Pimenta Attie (UNIFAL)

Natali F. Costa e Silva (UNIFAP)

Viviane Ramos de Freitas (UFRB)

1. Aos alunos especiais aplicam-se as mesmas obrigações dos alunos regulares, particularmente, o disposto nos artigos 35 e 37 do Regimento do PPGLET (disponível em www2.unifap.br/ppglet);
  1. O aproveitamento de créditos em disciplinas do PPGLET/UNIFAP como aluno especial e/ou externo não garante ao candidato a entrada no programa como aluno regular, nem vantagens no processo seletivo para esse fim;
  2. O/A interessado/a deve enviar para o e-mail ppglet.unifap@gmail.com o Formulário de Inscrição – Alune Especial preenchido (disponível em http://www2.unifap.br/ppglet/formularios ) e cópia digital do diploma ou certidão de graduação ou atestado de conclusão de curso de graduação até 19/01/2021;
  3. O/A interessado/a será responsável pela veracidade de todas as informações prestadas e pela autenticidade de todos os documentos apresentados, bem como será responsável por qualquer erro ou omissão, sob pena de ter sua inscrição invalidada ou desligamento da disciplina a qualquer momento em que for detectada a irregularidade;
  4. Informações poderão ser obtidas pelo e-mail unifap@gmail.com .

Bibliografia

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. Série Feminismos Plurais.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. Série Feminismos Plurais

DENNIS-BENN, Nicole. Bem-vindos ao paraíso. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Editora Morro Branco, 2018. Disponível em : http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/issue/view/183. Acesso em 07/11/2020.

DONNEL, A. Twentieth century Caribbean literature: critical moments in anglophone literary theory. London and New York: Routledge, 2006.

FEDERICI, S. Caliban and the Witch: women, the body and primitive accumulation. New York: Autonomedia, 2014.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula (Org.) Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Cortez, 2010.

HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher?: Mulheres negras e feminismo. 5. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KING, Rosamond. Island bodies: transgressive sexualities in the Caribbean imagination. Florida: University Press of Florida, 2016.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): 935-952, setembro-dezembro/2014.

McLEOD, J. Beginning postcolonialism. 2. ed. Manchester: Manchester University Press, 2010.

MIGNOLO, Walter D. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Trad. Fernanda Abreu; Prefácio: Ta-Nehisi Coates. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos. Marília (SP), nº 37, maio-2002.

RHYS, J. Vasto Mar de Sargaços. Trad. Carlos Pinheiro. Lisboa: Bertrand, 2009.

RHYS, J. Wide Sargasso Sea. Notas e introd. Angela Smith. London: Penguin, 1997.

RICH, A. Blood, bread and poetry. Selected prose. 1979 – 1985. New York: Norton, 1986.

RICHARDSON, A. Romantic voodoo: obeah and British culture. In: OLMOS, M. F.; PARAVISINI-GEBERT, L. (Ed.). Sacred possessions: vodou, santería, obeah and the Caribbean. London: Rutgers University Press, 2000, p. 171-194.

RODRIGUEZ, A. L. Caribbean women and the strategy of memory. In: PUIG, R; SMITH, D. (Ed.) Caribbean without borders: literature, language and culture. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2008, p. 194-219.

SPIVAK, G. C. “Three women’s texts and a critique of imperialism”. In: ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. (Ed.). The post-colonial studies reader. London and New York: Routledge, 1995, p. 269 – 272.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: UFMG, 2010.

THEBIA, Marie-George. La vie Bidim d’Ambrosia Nelson. Paris: L’Harmattan, 2016.

VERGÈS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.