“Avenida Marcos Barbosa, 2014” – Primeira montagem do Curso de Teatro

O Curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal do Amapá apresenta nos dias 29 e 30 de agosto no Palco do Teatro das Bacabeiras, sua primeira montagem.

Resultante da disciplina “Prática de Montagem I” o espetáculo intitulado “Avenida Marcos Barbosa, 2014” inicia o processo de conclusão do ciclo de formação da primeira turma do curso, iniciada no ano de 2014, que obterá o título de licenciado em Teatro no final do segundo semestre de 2017.
Sendo a primeira de duas práticas de montagem, este trabalho oportuniza aos estudantes vivenciar a experiencia de realizar um processo de montagem de um espetáculo cênico, levando em consideração todos os aspectos de uma montagem profissional, desde a preparação do elenco, passando pelas questões de produção e culminando na realização de sessões para o público externo da Universidade, ocupando equipamentos culturais da cidade.
Release:
Avenida Marcos Barbosa, 2014 é uma livre adaptação de quatro textos do premiado dramaturgo cearense e professor da Universidade Federal da Bahia, Marcos Barbosa. Em um jogo de colagem, fragmentos das peças “Curral Grande”, “Avental todo sujo de ovo”, “Minha irmã” e “Quase nada” são costurados em uma grande colcha de retalhos dramatúrgica, onde a unidade se compreende enquanto elemento constituinte de uma multiplicidade. Assim, questões recorrentes nos textos de Marcos Barbosa se potencializam ao transitarem por histórias e personagens que em sua singularidade deixam pistam da sua mais profunda condição humana.
Um jogo entre a palavra e o silêncio, um quebra-cabeça que une o dito e o por dizer.
Enfim, uma radiografia precisa do homem como ele é na sua mais profunda essência. E tudo isso, visto do melhor lugar: de dentro do lar de cada um deles.
SINOPSE:
Quantas vezes e de quantas formas diferentes é possível morrer em uma mesma vida?
Avenida Marcos Barbosa, 2014 investiga uma variação de possibilidades de morrer.
Quatro lares são retratados em cena, cada um experienciando modos diversos de morte. Nenhum melhor que o outro, todos encurralados numa mesma armadilha: o outro.
Tudo inicia quando o silencio da madrugada de uma avenida perdida no mundo é interrompido pelo som de um tiro no momento em que um de seus antigos moradores retorna depois de mais de duas décadas fora.
Regresso, partida, saudade, alívio, medo, poder, questões de gênero, relações familiares, desigualdade social, todos são susceptíveis aos mesmos dilemas. No final chegam a conclusão de que antes de amar o outro, ama-se primeiro a si próprio.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Flávio Gonçalves