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PIBID – Seminário de Socialização das Ações do PIBID/UNIFAP – Edição 2022/2024

Discentes dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Francês vinculados ao subprojeto do PIBID de Letras apresentaram no dia 28 de fevereiro de 2024 os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Projeto. Dentre as questões, os discentes relataram suas experiências exitosas, suas múltiplas aprendizagens no contexto prático da docência e do planejamento de ações de ensinar e de aprender. O evento contou com a participação da coordenadora geral do PIBID, a Profa. Arthane Menezes Figueiredo, e da professora responsável pelo subprojeto no curso de Letras, Profa. Dra. Ana Paula Costa de Arruda.

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Professor Olaci Carvalho participa de mesa-redonda L’enseignement du FLE en Amapá: défis et perspectives durante programação da Semana da Francofonia no Estado do Amapá

O professor Olaci Carvalho discutiu com os presentes a Importância dos Cursos de Letras na formação de pessoal qualificado para o ensino de Francês Língua Estrangeira no Estado do Amapá. Em sua fala, o professor destacou ainda o simbolismo da nota 5, de excelência, do Curso de Letras Português e Francês da Universidade Federal do Amapá (MEC); das inúmeras possibilidades de intercâmbio docentes e discentes e dos impactos positivos que representam na formação e na nossa identidade transfronteiriça com a Guiana Francesa.

 

A Semana da Francofonia 2024 é co-organizada pelos centros de Ensino de Língua Francesa Danielle Miterrand e Franco-Amapaense, Universidade Federal do Amapá (Curso de Letras Português e Francês, Secretariado Executivo), Universidade Estadual do Amapá).

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Dia da Francofonia na sala de aula

No dia 13 de março, os acadêmicos da turma 2022 do Curso de Letras Português e Francês fizeram uma singela homenagem ao dia da Francofonia que é comemorada o dia 20 de março. Na ocasião, tiveram a companhia de Mar Diop do Senegal, Moïse da Costa do Marfim e Hervé do Benin que falaram dos seus respectivos países. Tratou-se de um encontro de línguas, de culturas, de experiências compartilhadas.

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I Jornada de Literaturas de Língua Inglesa

I Jornada de Literaturas de Língua Inglesa é um evento de extensão que objetiva apresentar e discutir as pesquisas e estudos realizados no âmbito das disciplinas de graduação do curso de Letras Português/Inglês do Campus Marco Zero.

O tema da primeira edição é: Transcendentalists, Modernists and Beatniks: American Literature in perspective. Coordenados pelo professor Alvaro Vasques, vários acadêmicos e acadêmicas apresentam trabalhos que destacam aspectos relevantes da vida e da obra de autores e autoras estadunidenses dos séculos XIX e XX. Através de comunicações orais, palestras e mesas redondas, o evento espera promover, portanto, o diálogo entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão.

Data: 15/03/2024

Horário: 14:00 – 19:00

Local: Auditório do DEPLA/UNIFAP

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Francophonie Itinérante 2024

O projeto Francophonie Itinérante é fruto da parceria entre a Associação dos Professores de Francês do Amapá (APROFAP), a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), a Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, o Centro Cultural Franco-amapaense e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Marly Maria e Souza da Silva.

Em alusão à Journée Internationale de la Francophonie, entre os dias 20, 21 e 22, em Macapá e Oiapoque, serão desenvolvidas atividades itinerantes que visam à integração de algumas instituições do estado do Amapá, bem como debater sobre os desafios do ensino e aprendizagem da língua francesa no contexto da região franco-brasileira.

Esse projeto compõe o calendário de atividades da Semana da Francofonia Brasil 2024 que busca promover o diálogo entre culturas e civilizações, a educação e o compartilhamento do conhecimento produzido e
organizado pelas instituições de ensino e cultura francófona de todo o Brasi .

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Curso de Letras dá boas-vindas aos estudantes estrangeiros da UNIFAP (Pec-G) 2024

O curso de Letras, através do Programa Português para Estrangeiros coordenado pelo professor Dr. Rosivaldo Gomes e do Programa CELPE-Bras, coordenado pelo professor Dr. Olaci Carvalho, recebeu os alunos do PEC-G 2024. Oriundos de países francófonos tais como Congo, Senegal e Costa do Marfim, os alunos participarão ao longo do ano de encontros regulares com escopo na Língua Portuguesa. Tais encontros, sob coordenação dos professores, contarão com a participação ativa de discentes dos cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês.

“O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Com isso, contribui para a internacionalização das instituições participantes e para a difusão das perspectivas brasileiras pelo mundo.

O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país”. (Fonte: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g/sobre)

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Curso de Letras ganha novo Grupo de Pesquisa: Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF

O grupo de pesquisa Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF tem como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Letras/Francês para refletir sobre as diferentes formas, funções, história e poética das escritas de si em língua francesa com o intuito de propor caminhos didáticos, como a “leitura subjetiva” (ROUXEL; LANGLADE, 2004) e outros, para o uso desses textos ou gêneros literários nas aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) nas escolas e universidades públicas do Estado para a construção da identidade social na língua-alvo dos aprendentes. “Escritas de si” é uma locução genérica que abrange uma ampla categoria de escritos que assumiram formas variáveis ao longo dos séculos até o presente e dos quais a autobiografia é possivelmente a forma mais conhecida. Entretanto, conforme Simonet-Tenant (2017, p.8), não se trata apenas de autobiografia – no sentido de um relato retrospectivo que uma pessoa real faz da sua vida num espírito de verdade, as “escritas de si”: […] constituem uma nebulosa de contornos variáveis conforme as posições teóricas que, sumariamente, abrangem a autobiografia, o diário pessoal, as cartas, as Memórias e o testemunho, nomeadamente textos que têm por objeto uma realidade extralinguística vista através do prisma da subjetividade.

A escolha da escrita de si justifica-se assim por ser motivadora tematicamente, pois permite ao aluno leitor criar ligações entre o lido e sua própria vivência. Essa experiência de leitura que associa literatura e vivências pode ser realizada em um primeiro momento sem a intermediação das diversas teorias sobre a literatura (História, Crítica e Teoria literárias).

São assim objetos de reflexão deste grupo as reflexões sobre “escritas de si” associadas ao seu ensino através da “leitura subjetiva” ou outra forma de metodologia. Essas reflexões objetivam em última análise, associar “literatura” e “didática das literaturas” em língua estrangeira e, particularmente, as literaturas em língua francesa.

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Coordenador do Curso de Letras Português e Francês participa do III Encontro FRANMOBE

O professor Antonio Almir Silva Gomes, coordenador do Curso de Letras Português e Francês, participou do III Encontro FRANMOBE realizado pela Embaixada da França e pela Agence Universitaire de la Francophonie. O Encontro, realizado nos dias 06 e 07 de março na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Ipiranga, São Paulo, discutiu questões de mobilidade pelo prisma do programa FRANMOBE, cujo escopo central recai sobre a realização, pelas universidades brasileiras, de curso de planejamento de mobilidades acadêmicas docentes e discentes com destino na França e em países francófonos.

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Curso de Letras ganha novo Grupo de Pesquisa registrado no CNPq: Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF

O grupo de pesquisa Escritas de Si em Língua Francesa-ESILF tem como objetivo reunir pesquisadores das áreas de Letras/Francês para refletir sobre as diferentes formas, funções, história e poética das escritas de si em língua francesa com o intuito de propor caminhos didáticos, como a “leitura subjetiva” (ROUXEL; LANGLADE, 2004) e outros, para o uso desses textos ou gêneros literários nas aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) nas escolas e universidades públicas do Estado para a construção da identidade social na língua-alvo dos aprendentes. “Escritas de si” é uma locução genérica que abrange uma ampla categoria de escritos que assumiram formas variáveis ao longo dos séculos até o presente e dos quais a autobiografia é possivelmente a forma mais conhecida. Entretanto, conforme Simonet-Tenant (2017, p.8), não se trata apenas de autobiografia – no sentido de um relato retrospectivo que uma pessoa real faz da sua vida num espírito de verdade, as “escritas de si”: […] constituem uma nebulosa de contornos variáveis conforme as posições teóricas que, sumariamente, abrangem a autobiografia, o diário pessoal, as cartas, as Memórias e o testemunho, nomeadamente textos que têm por objeto uma realidade extralinguística vista através do prisma da subjetividade.

 A escolha da escrita de si justifica-se assim por ser motivadora tematicamente, pois permite ao aluno leitor criar ligações entre o lido e sua própria vivência. Essa experiência de leitura que associa literatura e vivências pode ser realizada em um primeiro momento sem a intermediação das diversas teorias sobre a literatura (História, Crítica e Teoria literárias).

São assim objetos de reflexão deste grupo as reflexões sobre “escritas de si” associadas ao seu ensino através da “leitura subjetiva” ou outra forma de metodologia. Essas reflexões objetivam em última análise, associar “literatura” e “didática das literaturas” em língua estrangeira e, particularmente, as literaturas em língua francesa.

 

Líder: Profa. Dra. Annick Marie Belrose

Vice-Líder: Profa. Dra. Érika Pinto de Azevedo