SESSÃO PÚBLICA DO GRUPO DE PESQUISA LEGIS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Sessão pública - LEGIS
Sessão pública – LEGIS

O Grupo de Pesquisa LEGIS (GP/LEGIS – Grupo de Pesquisa em Legislação e Políticas Públicas Educacionais), sob a Coordenação do Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, vinculado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, Campus Binacional de Oiapoque, promoveu o seu sétimo encontro de estudos, em sessão aberta para toda a comunidade acadêmica e demais interessados, no último sábado, dia 16/12/17, das 19h às 22h, no Auditório Colares.

A Coordenação do GP/LEGIS, explica que o Grupo de Pesquisa, formado por acadêmicos e professores do curso de Pedagogia, está devidamente registrado no DPQ/UNIFAP e no DGP/CNPq, existindo de fato. O GP não tem medido esforços para debater, no âmbito de sua abrangência, temáticas de interesse educacional, principalmente aquelas atreladas às políticas de formação de professores e de gestão dos sistemas educacionais.

O mapeamento das ações educacionais no município de Oiapoque tem sido de grande importância para fomentar e corroborar com as discussões complexas que estão sendo feitas durante as sessões de estudo do GP/LEGIS. Interessante destacar, que os dados educacionais do município são utilizados, também, nas aulas do curso de Pedagogia.

A Coordenação do GP/LEGIS, a partir de uma visão de conjunto, amplia e direciona as ações do GP para o seio da comunidade oiapoquense, fortalecendo laços e ampliando as parcerias entre este e os órgãos públicos.

O Prof. Dr. Ademar Alves dos Santos, defendeu a indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, que estão acontecendo nas IES, principalmente no Campus Binacional de Oiapoque, reforçando assim, iniciativas como estas desenvolvidas no GP, aproximando a universidade e o conhecimento científico à sociedade local.

A sessão pública de estudos do GP/LEGIS contou com a participação do Prof. Jairo Machado de Sousa, presidente do Conselho Municipal de Educação – CME, do município de Oiapoque, o qual foi convidado para palestrar sobre a consolidação deste CME, além de pesquisadores, docentes e acadêmicos da UNIFAP/Campus Binacional.

O Prof. Jairo Machado de Sousa, durante sua palestra, trouxe grandes contribuições sobre os aspectos históricos do CME e a sua institucionalização no âmbito da federação, dos estados e dos municípios. Em um segundo momento, o palestrante fez a relação entre as funções e finalidades do CME frente às demandas da Secretaria Municipal de Educação.

O evento contou ainda com um momento cultural significativo, brindando os convidados e os participantes com a apresentação do Hino de Oiapoque, canções natalinas e folclóricas, todos interpretados em LIBRAS, pelo pedagogo Ueslei Barros e o Grupo Regional “Mãos que Dançam” e a Pedagoga Natália Lopes Picanço Maciel.