Minicurso: Oratória e Expressividade

minicurso - oratória e expressividade

 

Atualmente com uma rotina diária acelerada e atribulada muitas vezes os cuidados com a saúde ficam em segundo plano, ainda mais os cuidados direcionados a voz. Apesar de ser instrumento fundamental para a comunicação e o utilizarmos diariamente as alterações ocorridas na fonação frequentemente passam despercebidas. Muitos dos sinais experimentados na fala podem significar alguma patologia, por exemplo uma rouquidão da voz pode representar uma doença da laringe como o câncer de laringe ou uma voz de aspecto “molhado” pode estar associada a disfagia (dificuldade da deglutição).

Desse modo, vislumbra-se a importância de estarmos atentos às mudanças ocorridas na voz, pois podem representar um risco grave a saúde. Lembra-se que a fonação experimenta mudanças naturais durante o ciclo da vida do nascimento, a puberdade e também no envelhecimento. Assim torna-se importante atuar na promoção a saúde modificando hábitos danosos a voz para evitar as patologias a ela relacionadas.

Nesse sentido, a Divisão de Qualidade de Vida/DDP/ PROGEP/UNIFAP em parceria com a Fonoaudióloga Andréa Fabíola irá desenvolver uma atividade para alertar sobre a importância da saúde vocal por meio do minicurso “Oratória e Expressividade”.

A atividade será aberta ao público, em especial aos servidores (Técnicos e Docentes), da Universidade Federal do Amapá dos Campus Marco Zero – Macapá, Campus Santana, Campus Oiapoque e Campus Mazagão. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone 3312- 1728.

Deixe um comentário