0

DIÁLOGOS ENTRE MOVIMENTOS SOCIAIS, MINISTÉRIO PÚBLICO E UNIVERSIDADE

 

O livro Diálogos entre Movimentos Sociais, Ministério Público e Universidade: a experiência de construção de uma agenda de atuação em políticas públicas e direitos humanos na Amazônia é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Amapá e o Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas da Universidade Federal do Amapá.

O livro foi pensado para divulgar os principais resultados do I Encontro do Ministério Público do Estado do Amapá com os Movimentos Sociais, realizado em novembro de 2018, em Macapá. É organizado a partir dos seis eixos de discussão:

Eixo I – A defesa do meio ambiente, o poder econômico e questões agrárias;

Eixo II – Acesso à justiça e sistema de segurança pública;

Eixo III – Sistema de garantia de direitos da criança e juventude;

Eixo IV – Gênero, diversidade e enfrentamento do racismo;

Eixo V – Participação, controle social e exercício da cidadania;

Eixo VI – Questões urbanas e políticas sociais.

Com participação das professoras do curso de Geografia, Profª  Drª Patrícia Rocha Chaves e Profª Drª Eliane Aparecida Cabral da Silva.

  • Disputa de espaços e disputa por territórios: desdobramentos da questão agrária no Amapá.
    Profª Drª Patrícia Rocha Chaves
  • Urbanização e produção do espaço urbano em Macapá-AP: apontamentos a partir de uma perspectiva crítica.
    Profª Drª Eliane Aparecida Cabral da Silva

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *