GEOGRAFIA DO AMAPÁ EM PERSPECTIVA

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) lança o livro Geografia do Amapá em Perspectiva – Vol. II. O E-book é uma coletânea de artigos produzidos por professores e pesquisadores do Curso de Geografia da UNIFAP.

Com o objetivo em divulgar a produção dos docentes, o livro foi publicado pela Editora Uniedusul, e organizado pelo Prof. Dr. José Francisco De Carvalho Ferreira, docente do Curso de Geografia. A coletânea conta com a produção de alguns docentes do colegiado de Geografia da UNIFAP, e são eles: Profª Drª Daguinete Maria Chaves Brito, Profª Drª Eliane Aparecida Cabral da Silva, Prof. Dr. Genival Fernandes Rocha, Profª Drª Rosana Torrinha, Prof. Dr. José Francisco de Carvalho Ferreira, Profª Drª Patrícia Rocha Chaves, Prof. Dr. Ricardo Ângelo Pereira de Lima, Prof. Dr. Emmanuel Raimundo Costa Santos, Profª Drª Celina Marques do Espírito Santo, Prof Drª Jucilene Amorim Costa e Prof. Dr. Valter Gama de Avelar.

O livro Geografia do Amapá em Perspectiva – Vol. II está disponível para download.

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.