0

LEVANTAMENTO DO PERFIL TECNOLÓGICO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE EM SITUAÇÃO DE ENSINO REMOTO

Carx docente dos cursos de Geografia da UNIFAP.

As coordenações dos cursos de Geografia, gostariam de coletar informações sobre o acesso docente a equipamentos de informática e internet, domínio de ferramentas digitais de registro, edição e transmissão de vídeos e condições de trabalho domiciliar, considerando a realização de atividades on-line e/ou remotas de ensino, com o objetivo de qualificar o debate sobre o plano de retomada das atividades acadêmicas e, assim, definir estratégias que podem ser adotadas e formas de implementá-las.
Vale esclarecer que nosso colegiado não optou e não refutou a implementação do ensino remoto autorizado pela Portaria nº 544, emitida pelo MEC em 16 junho de 2020, bem como sobre quais procedimentos serão adotados no atual contexto pandêmico, sendo necessário obtermos informações consistentes sobre as realidades discente, docente e dos técnicos de nossos cursos, alcançando uma resposta coletiva, construída por meio de reuniões com o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO), Colegiado de Geografia (COGEO) e Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DFCH).
Diante o exposto, convidamos-lhe a participar dos debates em curso e responder ao presente questionário até o dia 30 de agosto, quando iniciaremos a sistematização dos dados.
Atenciosamente,

Coordenação do Curso Bacharelado em Geografia
Coordenação do Curso Licenciatura em Geografia

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *