0

LEVANTAMENTO DO PERFIL TECNOLÓGICO E CONDIÇÕES DE ESTUDOS EM SITUAÇÃO DE ENSINO REMOTO DISCENTE

Caro/a acadêmico e acadêmica dos cursos de Geografia da UNIFAP, as coordenações acima referenciadas gostariam de coletar informações sobre o acesso discente a equipamentos de informática, internet e condições de estudo domiciliar, considerando a participação de atividades remotas de ensino, com o objetivo de qualificar o debate sobre o plano de retomada das atividades acadêmicas e, assim, definir estratégias que podem ser adotadas e formas de implementá-las.
Vale esclarecer que nosso colegiado não adotou uma definição sobre a implementação ou refutação do ensino remoto, autorizado pela Portaria nº 544, emitida pelo MEC em 16 junho de 2020, e sobre quais procedimentos serão adotados no atual contexto pandêmico, pois é necessário obtermos informações consistentes sobre as realidades discente, docente e dos técnicos de nossos cursos, alcançando uma resposta coletiva, construída por meio de reuniões com o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO), Colegiado de Geografia (COGEO) e Departamento de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DFCH).
Diante o exposto, convidamos-lhes a participarem dos debates em curso e responderem ao presente formulário até o dia 31 de agosto, quando iniciaremos a sistematização dos dados.

Coordenação de Curso de Geografia

O Curso de Geografia foi implantado no Estado do Amapá na década de 1970 – ainda na época do então Território Federal do Amapá, por meio da extensão do Núcleo de Educação da Universidade Federal do Pará. Em março de 1990 ocorreu a implantação da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, através do Decreto n. 98997 e no mesmo momento a implantação do Curso de Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia, o qual foi devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) na Portaria Ministerial nº1.400/96 de 24 de dezembro de 1996. Dessa maneira, podemos afirmar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia figura entre os Cursos da área das Ciências Humanas como o mais antigo no Campus. O ingresso no Curso ocorre por dois acessos: (1) Processo Seletivo (ENEM), sendo ofertadas 50 vagas anuais, entrando 25 alunos para licenciatura no primeiro semestre e 25 alunos para o bacharelado no segundo semestre; (2) Processo Seletivo (via Vestibulinho), de acordo com a oferta de vagas e transferência, estando condicionada às regras estabelecidas pelo regimento da Instituição. O período de funcionamento do Curso se dá no turno vespertino e noturno. Administrativamente, funciona através da Coordenação do Curso de Geografia (COGEO), a qual está diretamente subordinada à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *