CULTURA NEGRA NO AMAPÁ EM DESTAQUE NA FRONTEIRA

No último dia 3 de setembro de 2016 a comunidade oiapoquense pôde prestigiar a palestra do Profº Esp. Alci Jackson Soares da Silva, intitulada “A CULTURA NEGRA NO AMAPÁ: História, Tradição e políticas públicas”, apresentando resultados de sua pesquisa que envolvem a cultura afro-amapaense em suas manifestações afro-religiosas e culturais.

Prestigiaram o evento, acadêmicos e professores da UNIFAP/Campus Binacional, além da comunidade do município de Oiapoque, entre eles destacamos a ilustre presença o “Sr. Walter”, líder da comunidade da Vila Velha do Cassiporé.

 

Titulo: A Cultura Negra no Amapá – História, Tradição e Políticas Públicas.

Sinopse:

     Pode-se dizer que o Brasil está de parabéns por criar as Políticas Públicas Afirmativas para atender a grupos étnicos específicos. Grupos esses que se pensa estar amparados pelas Políticas Universalistas e a realidade é bem diferente. São grupos que historicamente foram alijados de todo o processo de desenvolvimento educacional, cultural, social, econômico, ou seja, sem o capital social. Numa tentativa (irreparável) de reparar os danos causados em detrimento dos referidos grupos.

No Brasil o maior representante desses grupos étnicos são os afrodescendentes. Seus ancestrais foram sequestrados, vendidos, negociados para os “quatro cantos do planeta”. No Brasil, foi a mola mestra para alavancar a economia açucareira, cafeeira, pecuária, etc. E, mesmo sofrendo todo tipo de castigo físico, moral e psicológico mantiveram viva sua cultura através das inúmeras manifestações africanas espalhadas pelo Brasil. Ataques na tentativa de descaracterizar a sua identidade ética, manifestaram-se coesos no ideal de perpetuar a cultura afro-brasileira. Está sendo, o ponto de ligação que os remete através de lembranças, oralidades e crenças, estarem próximos de seus entes queridos. As músicas, as letras das músicas, contam histórias, fatos, acontecimentos verídicos. Versados harmoniosamente através de rimas, poesias musicadas cheias de lições extracurriculares que precisam ser abordados, devido serem fonte de estudos sobre a comunidade negra. Foi a forma que criaram para transmitir as futuras gerações a “Cultura do Tambor” trazidos por seus descendentes.

O evento foi facilitado pela Associação Nacional de História-Seção Amapá (ANPUH/AP), com o apoio da

Universidade Federal do Amapá/ Campus Binacional, na figura do professor JONATHAN VIANNA, que salientou:

“O Amapá tem uma História magnífica e é claro que a sua cultura também faz presença, assim é preciso que nós nos deixemos perceber como parte desta grande engrenagem que compõe a cultura amapaense, apresentando a todos, mas principalmente às nossas crianças e jovens, todas as características e contribuições que os povos africanos proporcionaram à formação cultural brasileira, e claro, a do Amapá”. Destacou o professor.

Ao final o palestrante pôde esclarecer dúvidas de todos os presentes, instigando ainda mais a vontade em conhecer a cultura afro-amapaense.

capaALCI

6A1A3A7A 8AA4 A5

Jonathan