II Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas

Responsáveis

10/10/2015

Atenção Farmacêutica

Introdução à Atenção Farmacêutica; métodos em atenção farmacêutica; Seguimento farmacoterapêutico segundo o método de Minnesota: teoria e prática.

José Adolfo H. M. Bittencourt – )PGIF;

Carolina Miranda de S. Lima – PPGIF;

Mayara A. Teles Fujishima – PPGIF;

Uriel Davi de A. e Silva – PPGCF

17/10/2015
24/10/2015

Estabilidade de formulações semi-sólidas

Planejamento de estudos de estabilidade; mecanismos de degradação de fármacos (Oxidação, fotodecomposição, hidrolise e polimerização).

Ialle Gurgel Borges – PPGIF

Danielle Craveiro Silva – PPGCF

31/10/2015

Atividade Antioxidante de extratos vegetais

Radicais livres, especialmente aqueles derivados de oxigênio e nitrogênio; conceitos básicos sobre estresse oxidativo e sua relação com doenças; atividade antioxidante; Técnicas espectrofotométricas para determinação de atividade antioxidante; Determinação da atividade antioxidante através do método de sequestro de radicais livres (DPPH).

Ranggel carvalho Simões – PPGCF

Rosany Lopes Martins – PPGCF

07/11/2015

Quantificação de metais pesados em amostras de marupazinho e açaí

Introdução à Quantificação de metais pesados; uso popular do marupazinho e açaí; análise de espectrofotometria de absorção atômica; preparo de soluções e calcinação; teste de disponibilidade de ferro no marupazinho e açaí.

Gabryelle Furtado de Almeida – PPGCF

Hina da Silva Furtado – PPGCF

14/11/2015

Diagnóstico Micológico

Características gerais dos fungos; Classificação das micoses; Exame microscópico direto: montagem com salina e com hidróxido de potássio; Cultura e identificação de fungos filamentosos e leveduriformes através de exames macroscópicos e microscópicos; Diagnóstico laboratorial das micoses.

Edilson Leal da Cunha – PPGIF

Dayse Maria Cunha Sá – PPGIF

21/11/2015

Nanotecnologia: desenvolvimento de nanoformulações

Conceitos em nanotecnologia: princípios fundamentais; abrangência e multidisciplinaridade da nanotecnologia; Nanoformulações: introdução e desenvolvimento de diferentes formulações que envolvem escala nano; Métodos gerais de preparação de nanoformulações; Aplicações práticas na Nanotecnologia (nanoemulsão e nanopartícula).

Antônio Paulo R. Bitencourt – PPGCF

Danilo Cabral de Sá Hyacienth – PPGCF

Mario Omar Calla Salcedo – PPGCF

28/11/2015

Ensaios pré-clínicos (estudos in vitro e in vivo)

Estudos in vitro – Estudos in vivo –Toxicidade aguda –Toxicidade subaguda ou crônica –Teratogênia

Ivagner Ferreira Ribeiro – PPGCF

Patrício da Silva Almeida – PPGCF

05/12/2015

Cicatrização

O estudo da cicatrização da pele envolve um processo complexo e dinâmico para reconstituir o tecido. Portanto, ao projetar um sistema de cura de feridas ou curativo, todas as etapas devem ser cuidadosamente consideradas. Assim, essa palestra pretende demonstrar cada passo necessário para execução dessa pesquisa desde os aspectos éticos até o biológico evidenciando a processo de confecção das lâminas histológicas.

Albenise Santana Alves Barros – PPGCF

Brenda Fernandes Conrado – PPGCF

12/12/2015

Caracterização Histológica e Histopatologia em Zebrafish

Introdução à Histologia: métodos e técnicas de estudo de células e tecidos; Tecido epitelial de revestimento e glandular: polarização celular, membrana basal, junções intercelulares. Células e caracterização geral dos tecidos; Tecido conjuntivo: células, material extracelular (fibras e matriz) e tipos de tecido conjuntivo; Zebrafish: principais características histológicas e alterações patológicas em brânquias, rins e fígado de zebrafish.

Gisele Custódio de Souza – PPGIF

Raphaelle Sousa Borges – PPGIF

19/12/2015

Síntese computacional de fármacos: importância e novas perspectivas para a química farmacêutica

Softwares utilizados na construção virtual de moléculas.

Jaderson Viera Ferreira – PPGCF

Edson Junior

One Comment

II Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas

O II Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas ocorrerá no período de 10 de Outubro à 19 de Dezembro de 2015 no bloco de salas de aula e laboratórios do curso de Farmácia na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP.

O Ciclo de Seminários em Ciências Farmacêuticas visa aproximar a ciência de seu público alvo, contribuindo e repercutindo na formação de estudantes da graduação, pós-graduação e formação contínua de profissionais na área de ciências farmacêuticas e áreas afins. O evento será formado por um conjunto de cursos e palestras voltado para a área de farmácia e saúde.

Para conferir a programação completa acesse aqui.

CARTAZ-1

Edson Junior