#divulga – Semana do Japão no Amapá

Nos dias 1º e 02 de março, a população amapaense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa e sua diversidade, na programação da Semana do Japão no Amapá – 70 Anos da Imigração Japonesa no Amapá, com programação que inclui demonstração e oficinas de culinária, dança japonesa Bon-Odori, Ikebana (arranjo floral), Mangá (gibi japonês), Origami (dobradura de papel), Yukata (vestimenta japonesa de verão) e Taiko (tambor japonês).

No dia 02, a partir das 17h00, está prevista a apresentação sobre bolsas de estudo oferecidas aos estudantes brasileiros pelo Governo do Japão e em seguida a cerimônia comemorativa do evento com apresentações culturais incluindo dança nipônica ao som do tambor e exposições.

Nos dois dias também será oferecido o Serviço Itinerante Consular onde poderão esclarecer sobre o visto de entrada ao Japão e efetuar os diferentes comunicados dos japoneses residentes no estado.

Tudo com entrada franca nas dependências do Museu Sacaca.

O evento é uma parceria entre o Consulado do Japão em Belém com o Governo do Estado do Amapá e apoio da Associação Nipo-Brasileira do Amapá, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL e Colégio InterGenius.

Culinária japonesa 日本食
Venha aprender algumas receitas e truques de uma das mais tradicionais e saborosas culinárias do mundo, reconhecida em 2012 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: a culinária japonesa.
Dia 1º de março, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h.

Dança folclórica – Bon-Odori 盆踊り
Existe também uma estreita relação entre as músicas e a vida cotidiana dos japoneses, como nas cantadas em celebrações tradicionais. Uma das mais conhecidas acontece em agosto, no Finado (Obon) do Japão, destinada a receber os espíritos dos antepassados, cada região do Japão executa as danças chamadas de Bon-Odori, ao som de tambores e canções. Aprenda os passos dessas danças e caia na roda da dança.
Dia 1º de março, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h e dia 02 de março, 9h às 10h30, 10h30 às 12h, 15h às 16h30.

Ikebana (arranjo floral) 生花
Há diversos estilos de Ikebana, tais como Sangetsu, Ikenobo e Ohara. Ikebana, em japonês significa “flores vivas”, também é conhecida como KADO – Via das flores. A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules, folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da Escola. Aprenda esta arte e decore seus ambientes de forma harmônica. Vagas para 15 pessoas.
Dia 1º de março, 15h às 16h30 e dia 02 de março, 9h às 10h30, 10h30 às 12h.

Mangá (gibi japonês) 漫画
O Mangá é a “história em quadrinhos” no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o Mangá. Vários Mangás dão origem a animes para exibição na TV, vídeo e em cinema, assim como há o processo inverso em que os animes tornaram-se edições impressas.
Dia 1º de março, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h e dia 02 de março, 10h30 às 12h.

Origami (dobradura de papel) 折紙
Palavra de origem japonesa vem do verbo “Oru” = dobrar e “Kami” – papel. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades especiais e de idade, com excelente resultado. Serão transmitidas dobras para entreter crianças e adultos.
Dia 1º de março, 15h às 16h30 e 16h30 às 18h e 02 de março, 10h30 às 12h e 15h às 16h30

Yukata (vestimenta japonesa de verão) 浴衣
Venha experimentar o Yukata e tirar uma foto para guardar de lembrança. Encontramos pessoas usando yukata geralmente nos festivais de verão japonês (Matsuri). Yukata é utilizado após o banho e continua sendo usado em hotéis tradicionais (Ryokan) e em estação de águas termais (Onsen) do Japão. Yukata pode ser usado por homens, mulheres e crianças.
Dia 02 de março, 9h às 10h30 e 10h30 às 12h.

Taiko (tambor japonês) 太鼓
O Taiko é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Serviço Consular Itinerante
Recebimento de comunicados civis (nascimento, casamento, etc.) de japoneses, além pedidos de passaporte japonês, título eleitoral do Japão e de certidões diversos e informações sobre visto japonês.
Dia 1º de março, 15h às 18h e dia 02 de março, 9h às 12h e 15h às 18h.

Palestra explicativa das Bolsas de estudo MEXT
O Consulado do Japão em Belém recebe inscrições para concurso de bolsas de estudo no Japão para a modalidade de pesquisa, graduação, escola técnica, curso profissionalizante, educação escolar e língua e cultura japonesa. Nessa palestra, os interessados poderão tirar as suas dúvidas para candidatar a uma vaga e estudar em universidade do Japão.
Dia 02 de março, às 17h.

Cerimônia Comemorativa
Para a cerimônia comemorativa estão reservadas diversas apresentações culturais como danças e Taiko, a partir de 19h, incluindo exposições.
Dia 02 de março, a partir de 19h.

Serviço:
Data: 1º e 02 de março de 2023
Local: Museu Sacaca
Av. Felíciano Coelho, 1509, Macapá (AP)