Universidade Federal do Amapá

Mobilidade Acadêmica Nacional Andifes

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica é resultado de um convênio firmado entre várias Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e alcança somente alunos de cursos de graduação. O aluno participante deste convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora pelo prazo máximo de dois semestres letivos, consecutivos ou não, podendo, em caráter excepcional, e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.

A UNIFAP, como signatária deste convênio, oferece a seus alunos de graduação a possibilidade de realização de estudos por até 2 semestres em outra IFES do país, além de receber estudantes de outras IFES que pretendam realizar aqui a mobilidade.

Para ler o convênio na íntegra, clique aqui.

Relação das Instituições participantes, clique aqui.

Folder – manual de mobilidade

 

Requisitos para inscrever-se no Programa

  • Ser acadêmico de qualquer curso de graduação devidamente matriculado;
  • Ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso de origem no ato da inscrição;
  • Possuir, no máximo, duas reprovações (disciplinas) acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
  • Atender aos prazos de solicitação previstos na UNIFAP e nas IFES receptora.

O aluno participante do programa terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

 

PROCEDIMENTOS E PRAZOS

Alunos da UNIFAP para outras IFES

Documentação necessária

a) Ficha de cadastro, link: Ficha de Cadatro – Alunos da UNIFAP para outras IFES;
b) Atestado de matrícula e histórico atualizado;
c) Cópia do RG e CPF do estudante;

d) Plano de Estudo da IFES receptora (obter no site da IFES receptora) ou no caso se a IFES receptora não o ofereça, utilizar o formulário da UNIFAP assinado pelo(a) coordenador(a) do
curso e pelo estudante, link Plano de Estudos – Alunos da UNIFAP para outras IFES :

  • Documentações complementares poderão ser solicitadas pela IFES receptora, cabe ao estudante atentar-se;
  • Concomitantemente, deverá o/a discente interessado/a verificar a existência de regras específicas para requer mobilidade em outras IFES.

Prazos para solicitação

Os alunos deverão atentar-se aos prazos determinados pela IFES receptora. O prazo para análise da documentação, por esta Pró-reitoria, é de 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data de recebimento.

  1. mobilidade em outras IFES no 1º Semestre = até 30/10
  2. mobilidade em outras IFES no 2º Semestre = até 30/05

Procedimento interno

  1. O/a discente da UNIFAP que pretende participar do referido programa deverá, juntamente com a Coordenação do seu curso de origem (UNIFAP), com base na avaliação dos planos e ementas oficiais das atividades curriculares fornecidas pela Instituição receptora, elaborar o Plano de Estudos a ser cursado na mesma. O referido convênio prevê que as Instituições receptoras forneçam as ementas oficiais aos/as discentes interessados/as. Este Plano de Estudos é absolutamente necessário para subsidiar a posterior e obrigatória concessão de equivalência, em caso de aprovação do/a discente nas atividades objeto da mobilidade. 
  2. Em seguida, o/a aluno deve solicitar a participação no Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica junto a Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI), apresentando as documentações acima e demais solicitadas pela IFES receptora, e encaminhar via email para mobilidade.procri@unifap.br e em meio físico quando for solicitado;
  3. A PROCRI analisará e enviará as documentações e a carta de apresentação do aluno à IFES receptora , onde será avaliada pelo setor competente;
  4. Em caso de deferimento, a IFES receptora enviará carta de aceite à UNIFAP;
  5. A PROCRI, criará um PROCESSO com o nome do aluno e encaminhará para o DERCA para o registro em “mobilidade acadêmica nacional” no SIGAA.

Obs.:

  • No período em que perdurar o afastamento, o aluno continuará matriculado no curso de origem;
  • Quando do retorno do aluno à UNIFAP, o/a aluno deve procurar a PROCRI, via email ou fisicamente, para comunicarmos ao setor do DERCA para liberação do acesso ao SIGAA para matrícula no semestre subsequente;
  • Em caso do aluno/a requerer validação das disciplinas cursadas na IFES receptora no SIGAA, o mesmo deverá preencher o formulário de creditação (link:) apresentando o atestado, histórico e ementas das disciplinas cursadas na IFES receptora, a PROCRI encaminhará tais documentações via PROCESSO para a Coordenação de curso de origem do aluno, que irá analisar o mérito da solicitação, em seguida, caso deferimento, o PROCESSO seguirá para o DERCA que registrará os dados de equivalência  no respectivo histórico escolar.

 

Alunos de Outras IFES para a UNIFAP

Documentação necessária

O/a discente de outra IFES interessado/a em realizar mobilidade acadêmica na UNIFAP deverá primeiramente obter informações sobre o tema junto à sua instituição de origem. Após aprovado seu afastamento pela Instituição de origem, esta encaminhará à PROCRI os seguintes documentos:

  • Carta de apresentação emitida pelo setor responsável da Mobilidade Acadêmica ANDIFES, na Instituição de origem aos cuidados da PROCRI/UNIFAP, devidamente assinada e carimbada;
  • Plano de estudo, devidamente preenchido, assinado e datado pelo aluno e aprovado pelo Coordenador do Curso de origem (mediante a análise dos programas das disciplinas, carga horária e pré/có-requisitos), com a devida assinatura e carimbo, link: Plano de Estudo – Alunos de Outras IFES para a UNIFAP;
  • Atestado de matrícula e Histórico escolar completo e atualizado;

Prazos para solicitação

  1. mobilidade na UNIFAP no 1º Semestre  = até 31/10
  2. mobilidade na UNIFAP no 2º Semestre = até 31/05

Endereço para encaminhamento da documentação:

As documentações acima deverão ser encaminhas pelo setor competente da IFES de origem do aluno para o email: mobilidade.procri@unifap.br, caso necessário, poderá ser enviada via correiors para o endereço:

Universidade Federal do Amapá
Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI)
Rod. Juscelino Kubitschek, KM 02 – Jardim Marco Zero
Campus Marco Zero – Macapá – AP
CEP: 68903-419

Procedimento interno

  1. A PROCRI/UNIFAP de posse da documentação completa e dentro dos prazos previstos, abrirá processo em nome do/a requerente, para verificar a possibilidade de matrícula (existência de vagas) na(s) atividade(s)/componente(s) curricular(es) pretendida(s) e encaminhará para Coordenação de curso pretendida;
  2. Competirá ao coordenador do curso na UNIFAP a análise do requerimento e a manifestação sobre o recolhimento, exarando o parecer de deferimento ou indeferimento;
  3. Após a aprovação pelo colegiado do curso, a PROCRI enviará Carta de Aceite à Instituição de origem;
  4. Ao final do vínculo em mobilidade, a PROCRI enviará à Instituição de origem documentação comprobatória da(s) atividade(s)/componentes(s) curricular(es) cursado(s), com notas ou conceitos e frequência.

A MOBILIDADE ACADÊMICA ANDIFES TERÁ VALIDADE OFICIAL APENAS QUANDO AUTORIZADA POR ESTA PRÓ-REITORIA. NÃO EXISTE NO ÂMBITO DESTA IFES OUTRA AUTORIDADE COMPETENTE PARA ESTE FIM.

Cabe a/ao discente  acompanhar a tramitação do processo junto a PROCRI.

PEDIDOS DE RENOVAÇÃO deverão ser feitos pelo próprio estudante à sua IFES de origem, no mesmo prazo estabelecido. Solicitações encaminhadas fora do prazo estabelecido pela UNIFAP serão INDEFERIDAS.

. OBS1: Semestralmente, lançamos um edital para os que desejam concorrer a uma bolsa/auxílio, como um incentivo à mobilidade nos Termos do Convênio Andifes;  

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS E RELATÓRIO DE MOBILIDADE (Para alunos que estão retornando a UNIFAP)

Modelo de Relatório de Viagem (Para todos os alunos que pediram mobilidade acadêmica com ou sem auxílio)

Modelo de relatório de Viagem – Mobilidade-Proeac (Modelo de prestação de contas para os alunos que foram beneficiados com auxílio de mobilidade em cooperação com a PROEAC)

ENDEREÇO PARA ENCAMINHAR OS DOCUMENTOS:

Encaminhar em PDF para: mobilidade.procri@unifap.br.    

Setor responsável pela mobilidade: Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI)
Rod. Juscelino Kubitschek, KM 02 – Jardim Marco Zero
Campus Marco Zero – Macapá – AP

Prédio da Reitoria, 1º andar

(96) 4009-2666
mobilidade.procri@unifap.br

 

Fechar Menu