Fundação Botín recebe inscrições para o Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina

Estão abertas, até 11 de maio, as inscrições para o Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, que ocorrerá de outubro a dezembro de 2023. O programa é um intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma fundação espanhola dedicada a promover o desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica.

A cada ano são selecionados 32 estudantes de graduação com perfil de liderança e vocação pública, de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal.

A Fundação Botín selecionará estudantes universitários que, entre outros requisitos, tenham um bom histórico acadêmico e demonstrem compromisso com a transformação dos assuntos públicos de seus países, capazes de trabalhar em rede para o bem-estar da região.

O programa de 2023 se realizará em 3 etapas: Colômbia, Espanha e Brasil, e cobre todos os custos de participantes (translado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

Para participar é preciso:

• Possuir nacionalidade de algum país da América Latina;
  • Ter registro ativo na UNIFAP e integralizado mais de 50% do curso até 30 de setembro;
  • Ter nascido entre 1 de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003;
  • Possuir bom desempenho acadêmico;
  • Possuir aval da UNIFAP por meio de carta de apresentação;
  • Preencher o formulário de inscrição e submeter a documentação solicitada pelo link.

O processo de inscrição é realizado integralmente pelo estudante.

A documentação requerida inclui:

1. Carta de aval da UNIFAP (deve ser solicitada pelo e-mail mobilidade.procri@unifap.br)*;
  2. Declaração do candidato sobre a veracidade das informações apresentadas (modelo de declaração)
  3. Cópia do passaporte (no caso você não possua e for selecionada/o, deve providenciar o passaporte e os vistos com urgência).
  4. Uma foto 5×7, no tamanho passaporte em .GIF ou .JPG;
  5. Vídeo de até 1 minuto respondendo às questões solicitadas pela organização (em espanhol) (Pautas-del-video-2023)
  6. Comprovante de proficiência em inglês ou espanhol (não obrigatório, mas recomendado);
  7. Se possuir um blog pessoal deve incluir o URL (não é obrigatório).

*O estudante deverá encaminhar o comprovante de matrícula atualizado e histórico escolar para o e-mail mobilidade.procri@unifap.br a fim de obter a carta de aval.

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site da Fundación Botín.

Guia de perguntas frequentes: GPF 2023

Mais sobre Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina (em português): PORT_PP XIV Programa para el Fortalecimiento de la Función Pública

Rede VOCARE: Apresentação_Vocare