Abertas inscrições para estrangeiros participarem do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na Unifap

Os Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) informam que foi publicado o edital n°03/2024 para o Processo Seletivo dos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para o ano letivo de 2025.

Os programas disponibilizam vagas para estudantes estrangeiros em cursos presenciais de graduação e de língua portuguesa em instituições de ensino superior brasileiras. A UNIFAP está entre as instituições credenciadas e que poderá ser escolhida como destino pelos candidatos, que iniciarão seus estudos no Brasil em 2025.

Conforme o edital pode se inscrever no processo seletivo o estrangeiro que:
– não tenha, na data de inscrição, dupla nacionalidade brasileira nem direito à nacionalidade brasileira;
– seja nacional de país participante do PEC, residente no exterior e não seja portador de qualquer tipo de visto de autorização de residência para o Brasil, exceto o visto de turista;
– apresente  termo de responsabilidade financeira firmado por responsável financeiro que garanta o custeio de suas despesas no Brasil ao longo de todo o período de estudos;
– firme termo de compromisso em que se comprometa a cumprir as regras do PEC;
– comprove conclusão do nível equivalente ao ensino médio, em país que não seja o Brasil;
– caso concorra exclusivamente ao PEC-G, apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ou certificado de nível intermediário em curso de língua portuguesa ministrado por unidade da rede do Instituto Guimarães Rosa (IGR).

As inscrições iniciam no 22 de julho ao dia 23 de agosto de 2024. Mais informações estão disponíveis no edital acessado no link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/mec-e-mre-publicam-edital-de-selecao-para-alunos-estrangeiros

Mais informações

O PEC-G foi criado em 1965, o que faz dele uma das ferramentas mais antigas e consolidadas de internacionalização da educação superior brasileira. Sem pretender exclusividade, o PEC-G facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados.

Na página do PEC no portal do MRE os interessados encontram informações detalhadas sobre o processo seletivo, inclusive em outras línguas (espanhol, francês e inglês), para que todos tenham acesso às informações sobre o passo a passo para participar.

Link para a página do PEC https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g