Carga Horária: 16

Idioma: Inglês

Quantidade de Avaliações: 2

Ementa:

Identificação e utilização de estratégias para exames de proficiência – TOEFL ITP. Resolução de questões e exercícios variados para prática de tais estratégias, de forma preparatória para o referido exame. Conscientização acerca das estruturas linguísticas e temas recorrentemente abordados no referido exame.

Objetivo:

Ao final deste curso o aluno estará apto a: 1) identificar estratégias necessárias para o exame; 2) utilizar estratégias para solução de questões do exame; 3) esquematizar e analisar estruturas linguísticas e temas recorrentemente testados.

Quadro Comum Europeu (QCE): B1

Quantidade de Vagas: 25

Justificativa:

Necessidade de desenvolver proficiência linguística em inglês com vistas a capacitar a comunidade universitária à interação oral e escrita com seus pares de universidades estrangeiras, promovendo, assim, a internacionalização da universidade brasileira. Busca-se, em particular, preparar a comunidade acadêmica e discentes e servidores (técnicos e docentes) e para o(s) exame(s) de qualificação em língua inglesa exigidos para participação em universidades estrangeiras. Com igual relevância, objetiva-se, ainda, capacitar esse mesmo público para receber seus pares em universidades brasileiras. Assim, esse curso se justifica pela oportunidade de exploração e prática das estruturas do(s) referido(s) teste(s), o que contribui para melhores desempenhos ao prestar esse(s) exame(s) com intuito de mobilidade internacional.

Metodologia:

Aulas expositivas e dialogadas, com atividades guiadas e livres, realizadas em pares, pequenos grupos ou individualmente. Uso de textos escritos e orais ¿ com ênfase em textos autênticos ¿ voltados para temáticas diversificadas e comumente encontradas no(s) teste(s), de fontes impressas e de sites da internet, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento acerca das especifidades do(s) teste(s) e das habilidades necessárias para um bom desempenho. Uso de aulas no laboratório e sala multimeios com recursos tecnológicos e dispositivos móveis para acesso a simulados do(s) teste(s) para o(s) qual(is) os alunos estão se preparando para prestar.

Detalhamento da Metodologia:

Recursos:

WEB  Material Produzido pelo NucLi  Material Produzido por outro NucLi  Materiais Indicados no Portal IsF  Áudio  Livro Texto Impresso  Livro Texto Digital  Vídeo  Web conferência

Avaliação:

Os alunos serão avaliados ao longo do curso nas perspectivas formativa e somativa, preferencialmente mediante critérios definidos colaborativamente, por meio de, por exemplo, atividades de interação em ambiente virtual de aprendizagem, tarefas em sala de aula, produção escrita e/ou oral, apresentação final em pares ou em grupos acerca dos temas trabalhados. A média de aprovação no curso é 6,0 (seis vírgula zero) e o aluno deve ter 75% de assiduidade para aprovação.

Tipos de Avaliação:

Produção Escrita  Trabalho Individual  Trabalho em Grupo  Prova Escrita  Prova Oral  Apresentações Orais  Simulado  Participação

Referência:

A PYLE, Michael; MUNOZ, Mary Ellen. CLIFF’S TOEFL Preparation Guide. 4. ed. [s.l.]: Cliffs Notes Inc., 1991. 494 p.

EDUCATIONAL TESTING SERVICE. Test Content: A Reliable Assessment of English. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2017.

EDUCATIONAL TESTING SERVICE (Estados Unidos). The Official Guide to the TOEFL ITP Test. [s.l.]: Ets, 2014.

EDUCATIONAL TESTING SERVICE. TOEFLtv. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2017.

PHILLIPS, Deborah. Longman Complete Course for the TOEFL Test: preparation for the computer and paper tests. 2. ed. New York: Longman, 2001. 676 p.

Sala: Laboratório de Línguas 02

Professor: RAFAEL WENDEL ALVES PANTOJA

Segunda de 14:30 às 18:30
Terça de 14:30 às 18:30
Quinta de 14:30 às 18:30
Sexta de 14:30 às 18:30
Data de Início da turma: 29/04/2019

Data Fim da turma: 03/05/2019

Conteúdo Programático

Aspectos Funcionais:

Familiarização com os componentes do teste: formato, seções, tipos de questões, habilidades avaliadas, notas de cada seção e tempo de cada seção. Discussão sobre hábitos de estudo para testes. Identificação de tópicos acadêmicos, relacionados à vida no campus e outros de assuntos mais gerais. Discussão e prática de estratégias de compreensão oral em diálogos curtos, monólogos, palestras. Discussão e prática de estratégias para compreensão específica: conteúdo da última fala, expressões de concordância e incerteza, atitude do falante, função e propósito da fala. Discussão e prática de estratégias para respostas eficientes: escolha de respostas com sinônimos, atenção a respostas com sons semelhantes, mas com conteúdo diferente. Discussão e prática de estratégias para compreensão de textos escritos: ideias principais e específicas de um texto escrito, qual parte do texto corresponde a cada questão, organização das ideias no texto (parágrafos). Identificação do sentido de vocábulos em contexto. Identificação de estruturas linguísticas comumente presentes na “Estrutura e expressão escrita”.

Aspectos Linguísticos:

Orações simples e complexas. Estruturas de sentenças afirmativas, negativas e interrogativas. Vocabulário em contexto. Ordenação de palavras. Concordância verbal e nominal. Marcadores de discurso (conjunções de contraste, adição e consequência, marcadores temporais). Referenciação. Tempos verbais e verbos modais.

Aspectos (Inter)Culturais:

Não se aplica.