0

Cronograma de Bancas de Aceleração de Curso

CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCES E LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS

CAMPUS MARCO ZERO

 

CRONOGRAMA DE BANCAS DE ACELERAÇÃO DE CURSO 

DIA I 11/12/2023

8:00-12:00 Literatura Brasileira Parte I

8:00-12:00 Literatura Portuguesa

14:00-18:30 Literatura Brasileira Parte II

DIA II 12/12/2023

8:00-10:00 Linguística

10:00-12:00 LIBRAS e Fundamentos

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

DIA III 13/12/2023

8:00-12:00 Literaturas de Língua Inglesa (Norte-americana)

8:00-12:00 Estágio em FLE I e Literatura Francesa III

14:00-18:00 Língua Inglesa

DIA IV 14/12/2023 

14:00-18:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

DIA V 15/12/2023

8:00-12:00 Estágio em FLE II e Literatura Francesa IV

8:00-12:00 Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

8:00-12:00 Língua Portuguesa

14:00-18:00 Literaturas de Língua Inglesa (Britânica)

DIA VI 18/12/2023

9:00-12:00 Educação

 

BANCAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Literatura Brasileira Parte I

Daniel Borges

Marcos Paulo Torres

Literatura Brasileira Parte II

Ana Costa Arruda

Mariana Janaina

Yurgel Pantoja

Literatura Portuguesa

Yurgel Pantoja

Mariana Janaina

Língua Portuguesa

Adelma Barros-Mendes

Celeste Ribeiro

Romário Sanches

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Rosivaldo Gomes

Josenir Sousa

Suzana Pinto

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Rosileni Pelaes

Ana Paula Arruda

Linguística

Antonio Almir Silva Gomes

Cilene Campetela

Silvagne Vasconcelos Duarte

Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Literaturas de Língua Inglesa

Álvaro Vasques

Paula Sibbelle

Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

André Jucá

Brenda Mota

Estágio e Literaturas em Francês Língua Estrangeira (FLE)

Olaci da Costa Carvalho

Annick Marie Belrose

Erika Pinto de Azevedo

Educação

André Victor Cantuária

Marlo Reis

LIBRAS e Fundamentos

Abymael Pereira

Hegon Favacho

 

 

DESCRITOR DE DISCIPLINAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS POR ÁREAS

Área: Literatura Brasileira Parte I

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Brasileira do Período Colonial

Literatura Brasileira I

Literatura Brasileira II

Literatura Brasileira III

Literatura Brasileira do Século XIX

Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea

 

Área: Literatura Brasileira Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Infanto-juvenil

Literatura Amapaense

Literatura Afro-brasileira

Leitura Literária (optativa)

 

Área: Literatura Portuguesa

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Literatura Portuguesa do Período Medieval (Literatura Portuguesa I);

Literatura Portuguesa I

Literatura Portuguesa II

Literatura Portuguesa III

Literatura Portuguesa Clássica (Literatura Portuguesa II)

Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (Literatura Portuguesa III)

 

Área: Língua Portuguesa

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Gêneros Discursivos Acadêmicos

Letramentos e teorias de leitura

Análise Linguística I

Análise Linguística II

Linguística Textual (Leitura e Produção de Texto II)

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte I

Instrumento avaliativo: execução de uma aula com duração de 20 a 30 minutos. Apresentação obrigatória, com ausência reprobatória, de um plano detalhado com vistas a promover o desenvolvimento de habilidades/competências às práticas de linguagens/eixo/objeto: leitura, produção escrita e análise dos conhecimentos linguísticos/semióticos e oralidade.

Didática da Língua Materna I

Didática da Língua Materna II

Didática da Língua Materna III

Prática Pedagógica V

Prática Pedagógica VI

Estágio Supervisionado em Língua Materna I

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Materna Parte II

Instrumento avaliativo: realização de aula com tema sorteado por banca previamente; incluindo-se apresentação de plano de aula correspondente.

Prática Pedagógica em Língua Materna III

Prática Pedagógica em Língua Materna IV

Estagio Supervisionado em Língua Materna II

 

Área: Linguística

Instrumento avaliativo: estudo de caso fictício com dados sobre diversidade linguística para o qual o discente deverá realizar análises e responder a perguntas específicas sobre o estudo de caso com o objetivo de demonstrar conhecimentos nas disciplinas da área.

Linguística II

Linguística III

Linguística IV

Linguística VI

Sociolinguística

Sociolinguística Educacional (optativa)

Psicolinguística (optativa)

Introdução à Análise de Discurso

Semântica e Pragmática (Linguística V)

Reflexões sobre os Diferentes Grupos Étnico-Sociais

 

Área: Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Prova escrita (com questões de listening, gramática e interpretação de texto).

Língua Inglesa III

Língua Inglesa V

Língua Inglesa VI

Língua Inglesa VII

Tradução (optativa)

 

Área: Literaturas de Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes.

Primórdios da Literatura Inglesa

Literatura Norte-americana dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Norte-americana dos Séculos XX e XXI

Literatura Britânica dos Séculos XVIII e XIX

Literatura Britânica dos Séculos XX e XXI

Literatura Pós-Colonial em Língua Inglesa

 

Área: Didáticas, práticas e estágios supervisionados em Língua Inglesa

Instrumento avaliativo: Execução de uma aula. No dia da banca, os acadêmicos terão de ministrar uma aula entre 40 e 50 minutos sobre um dos conteúdos previamente informados. O conteúdo será sorteado 10 minutos antes de cada banca, de forma individual, podendo coincidir ou não com algum tema sorteado anteriormente para outro acadêmico. O acadêmico deverá desenvolver atividades que contemplem as seguintes habilidades comunicativas: speaking, writing, listening e Reading e simular situações reais do uso da língua em sala de aula. O acadêmico deverá preparar de antemão um plano de aula para cada um dos seis temas sugeridos acima e, após o sorteio, utilizar apenas o plano correspondente ao conteúdo que irá ministrar, descartando os cinco planos restantes. Pode ser solicitada para o caso de Didática do ILE I a realização de Prova escrita, individual e sem consulta

Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I

Estágio supervisionado em Língua Inglesa II

Didática do ILE I

Didática do ILE II

Didática do ILE III

Práticas Pedagógicas em ILE I

Práticas Pedagógicas em ILE II

 

Área: Estágio e Literaturas Francesas / Francófonas

Instrumento avaliativo: Prova didática com duração de 1h20mn (mínimo) a 1h40 (máximo).

Estágio Supervisionado em FLE I

Estágio Supervisionado em FLE II

Literatura Francesa III

Literatura Francesa IV

 

Área: Educação

Instrumento avaliativo: entrevista oral considerando-se conteúdos das disciplinas.

Didática Geral

Psicologia da Educação

Filosofia da Educação

Política e Legislação Educacional Brasileira – POLEB

 

Área: LIBRAS e Fundamentos

Instrumento avaliativo: Prova escrita e entrevista relacionada a temas das áreas de conhecimentos.

Introdução à Libras

Fundamentos de Educação para Portadores de Necessidades Especiais

0

Projeto Pororoca – Curso de Escrita Criativa recebe escritores amapaenses

O Projeto Pororoca – Curso de Escrita Criativa recebeu na manhã da última sexta-feira (01/12/23) a premiada escritora amapaense Carla Nobre, que realizou com os discentes do curso de Letras a oficina “Poemas Concretos e Amazônia no Lirismo da Imagem”. Carla Nobre compartilhou algumas de suas principais inspirações e experiências no ramo literário. No I Encontro do Projeto, os participantes contaram com a ilustre presença do autor Rostan Martins, que além de professor doutor da instituição, também é membro efetivo da Academia Amapaense de Letras – AAL, ocupando a cadeira nᵒ 7. Com a exposição “Por uma Classificação da Literatura com Expressividade Amapaense – Uma visão semiótica”, Rostan distribuiu alguns exemplares de suas principais obras e ofereceu uma sessão de autógrafos aos alunos.

O Projeto Pororoca é coordenado pelos professores Dr. Daniel Borges, Dra. Rosileni Pelaes e Dra. Ana Paula Arruda.

0

Egressa do curso de Letras Português e Francês e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP é aprovada no doutorado em Letras da UFPA

Cilene Monteiro do Carmo, egressa do curso de Letras Português e Francês e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP, foi aprovada no processo seletivo de doutorado da Universidade Federal do Pará. Em seu projeto de pesquisa aprovado, a mais nova doutoranda propôs a continuação de pesquisa iniciada ainda na graduação que trata de questões da língua portuguesa em uso por Louceiras do Maruanum, um dos grupos mais representativos da cultura amapaense.

Sucesso nessa nova fase de sua vida Cilene! São os votos do curso de Letras Português e Francês.

Cilene em viagem de campo durante o mestrado no PPGLET
0

DIRETRIZES NORTEADORAS DA ACELERAÇÃO DE CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS E DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS, CAMPUS MARCO ZERO

APRESENTAÇÃO: Os cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês deste Campus Marco Zero tornam públicas as diretrizes norteadoras da Aceleração de Curso com escopo único e exclusivo aos discentes, de ambos os cursos, nominados na Convocação do Concurso da Educação do Estado do Amapá (Edital 033/2023 – Convocação para a etapa de exame documental), publicado no dia 13/11/2023.

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Parecer COEG/DLE com fulcro no §2º, do Art. 47, da Lei nº 9.394/1996.

DO OBJETIVO: atender a demandas por Aceleração de Curso de discentes dos cursos de Letras Português e Francês e de Letras Português e Inglês deste Campus Marco Zero.

DO PÚBLICO-ALVO: única e exclusivamente discentes convocados para a etapa de exame documental do Concurso da Educação do Estado do Amapá (Edital 033/2023 – Convocação para a etapa de exame documental), publicado no dia 13/11/2023.

DO MÉTODO ELEGIDO PELO COLEGIADO: avaliação por área de conhecimento aplicada por banca.

DA CONSTITUIÇÃO DA BANCA: dois ou três docentes da área do conhecimento e/ou de áreas afins.

DOS CONTEÚDOS PARA APRECIAÇÃO DA BANCA AVALIADORA: ementa(s) da(s) disciplina(s) constante(s) no endereço https://www2.unifap.br/letras/files/2023/05/Ementario.pdf

DA SEÇÃO DE APLICAÇÃO DAS BANCAS: aberta ao público interessado.

DA INSCRIÇÃO: presencialmente na Coordenação do Curso de Letras Português e Francês (CCLFRAN) e de Letras Português e Inglês (CCLING), no dia 28 de novembro, das 10h às 12h e das 14h às 16h e no dia 29 de novembro das 10h às 12h e das 14h às 16h.

DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

  1. Cópia digital do Edital 033/2023 (Convocação para a etapa de exame documental) onde conste nome do discente convocado.
  2. Requerimento com lista contendo todas as disciplinas a que se pede banca.
  3. Declaração própria e assinada onde se ateste ciência de que (i) a participação na avaliação por área de conhecimento implica aceitação e realização das atividades propostas pela banca (ii) a participação na avaliação por área de conhecimento implica possibilidade de aprovação na(s) disciplina(s) pleiteada(s), JAMAIS, aprovação automática.

DO CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

AtividadePeríodo
Divulgação das diretrizes norteadoras da Aceleração de Curso28/11/2023
Inscrição

28/11 das 10h às 12h e das 14h às 16h

29/11 das 10h às 12h e das 14h às 16h

Divulgação das bancas29-30/11/2023
Divulgação de cronograma das bancas01-05/12/2023
Divulgação do(s) formato(s) do(s) instrumento(s) avaliativo01-05/12/2023
Aplicação das bancas11-15/12/2023
Divulgação do resultado18/12/2023 das 09h às 12h
Recurso ao resultado da(s) banca(s)18/12/2023 das 14h às 16h
Divulgação do resultado final20/12/2023
Coleta de documentos, nas coordenações, de discentes aprovados para encaminhamento ao DERCA20-21/12/2023

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS  

Casos não previstos e/ou esclarecidos nestas diretrizes deverão ser levados a conhecimento, pelo docente interessado, unicamente às suas coordenações de curso utilizando-se do e-mail letrasfrances@unifap.br (discente de Letras Português e Francês) e letrasingles@unifap.br (discente de Letras Português e Inglês). Considere-se que as respostas terão prazo de até 24h para serem fornecidas.

Macapá-AP

27 de novembro de 2023

Prof. Antonio Almir Silva Gomes

Coordenador do curso de Letras Português e Francês

Campus Marco Zero

Profa. Rosileni Pelaes de Moraes

Coordenadora do curso de Letras Português e Inglês

Campus Marco Zero

0

Curso de Letras recebe a visita de um dos maiores artistas da cena cultural do Estado do Amapá, Jhimmy Feiches

O Curso de Letras recebeu a ilustre visita do multi-artista Jhimmy Feiches, que está em divulgação de seu mais novo trabalho: Nu mi curuá na ti maua, nu mi curuá ti amua “No meu coração não tem mágoa, no meu coração tem amor”. Neste trabalho, Jhimmy apresenta canções e poesias autorais, ilustrações e fotos.

Deixa disso, chega de brigar
Teu juízo, não vai te ajudar
Chega junto, cola pra dançar
Não me diz que não quer me ganhar
(Trecho do poema musical Deixa disso – Jhimmy Feiches)

 

Obrigado pela visita, Jhimmy!
Te desejamos sempre mais sucesso!
“Que suas asas o levem a lugares nunca antes”

Da esquerda para a direita: professores Olaci Carvalho e Rosivaldo Gomes, Jhimmy Feiches e professor Antonio Almir

0

Professores do Curso de Letras participam do XIII Congresso Internacional da ABRALIN

Os professores Antonio Almir Silva Gomes e Suzana Pinto do Espirito Santo participaram do XIII Congresso Internacional da ABRALIN realizado entre os dias 28/10 a 03/11/2023 nas dependências da Universidade Federal do Paraná. Nas discussões realizadas pelo professor, questões de ensino de línguas em contexto indígena assentadas em pressupostos da Linguística Cognitiva. Nas discussões realizadas pela professora Suzana, questões acústicas do PB em uso por indivíduos residentes na cidade de Oiapoque.

0

CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS (UNIFAP) E LETRAS E LITERATURA UNIVERSITÉ DE TOURS FIRMAM INTENÇÃO DE PARCERIAS ACADÊMICAS E DE PESQUISA

Os professores da área de Língua Francesa Aldenice Couto, Annick Belrose, Katiuscia Fernandes e Olaci Carvalho, juntamente com o coordenador do Curso de Letras Português e Francês, professor Antonio Almir Silva Gomes, participaram nesta última segunda feira (02/10/2023) de reunião com professores da Faculté Lettres et Langues da Université de Tours, France. Coordenada pelos professores Aldenice Couto (UNIFAP), Léa Courtaud e Marc Debono (UT), a reunião teve escopo no estabelecimento de parcerias e intercâmbios entre docentes e discentes de ambas as universidades.

 

 

 

0

PROJETO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM CONTEXTO INDÍGENA (FORPLICI-UNIFAP)

Professor Antonio Almir Silva Gomes integrou ao longo do mês de setembro a equipe do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação do Estado do Amapá (NEI-SEED/AP) com fins ao Referencial Curricular Amapaense (Ensino Fundamental) para as línguas indígenas do Tumuqumaque. Tendo como pontos de partida e de chegada os questionamentos porquê e o quê ensinar de / em línguas indígenas, as atividades realizadas como parte do projeto de extensão Formação de Professores de Línguas em Contexto Indígena (FORPLICI-UNIFAP) envolveram os professores da Educação Básica das escolas indígenas do Complexo do Tumuqumaque.

 

0

Banzeiro de Poéticas e Prosas

Nesta terça-feira (19), ocorreu a primeira edição do Banzeiro de Poéticas e Prosas que contou com ilustres presenças de autores que apresentaram suas obras e discursaram sobre a valorização da literatura amapaense. O evento teve o prestígio de contar com autores como Fernando Canto e Pat Andrade como público, além de professores do colegiado de Letras da Unifap, e encerrou-se com um belo momento de interação com o público.

A coordenação do evento agradece a presença de todos os autores, e convida os ouvintes novamente para futuras edições!

https://drive.google.com/drive/folders/1–54BbceDxKByl1XW6HzI7tbVtN3pTHt