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Discentes do Curso de Letras Português e Francês produzem vídeos sobre Literatura Amapaense

Discentes do curso, como parte das ações da disciplina Literatura Amapaense, produziram uma serie de vídeos através dos quais tratam de temas desta Literatura. Esses vídeos estão disponibilizados para os interessados em conhecer sobre o tema, sejam professores e acadêmicos da UNIFAP, sejam professores e alunos da Educação Básica, por exemplo. Para a realização e produção dos vídeos, foram fundamentais as aulas, as orientações e todo o suporte da professora Dra. Ana Paula Costa de Arruda, responsável por ministrar a disciplina, e que compartilhou e guiou os acadêmicos para a construção, desenvolvimento e realização do projeto. Da mesma forma, contou-se com o apoio do formando em Licenciatura em Química, da Universidade Estadual do Amapá – UEAP, que é, atualmente, Especialista na área da Educação, Igor Matheus Sanches Araújo, e grande curioso e interessado nos estudos da Literatura Amapaense, o qual deu, assim como a professora da disciplina, todo o suporte para a produção dos vídeos. Por fim, espera-se ampliar o acervo dos vídeos e conteúdos para contribuir com o enriquecimento dos conhecimentos em Literatura Amapaense, e atrair não apenas os acadêmicos das instituições de ensino superior, como toda a comunidade local e regional.

Vídeo 1. O que é Literatura Amapaense? – https://bit.ly/3s9uV3R
Vídeo 2. A Lenda da Pororoca – https://bit.ly/3shM4In
Vídeo 3. A Lenda do Rio Oiapoque – https://bit.ly/45u0Lq2
Vídeo 4. A Lenda Pedra do Guindaste – https://bit.ly/3DUvNM7
Vídeo 5. A Lenda O Caçador de Matintas – https://bit.ly/3QE0OvB

Texto de Maiara Palheta Alves de Lima
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português e Francês

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DEUZANIRA FAVACHO PREPARA-SE PARA ALÇAR NOVOS VOOS

Na manhã de sexta-feira, dia 11 de agosto de 2023, ocorreu no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) a Outorga de Gabinete da acadêmica do Curso de Letras Português e Francês, Deuzanira Favacho – turma 2017.2, onde participou da cerimônia célere devido a sua aprovação no concurso público da Secretária de Educação do Estado do Amapá – SEED/AP no cargo de Professor de Língua Portuguesa (Macapá Rural).

A acadêmica construiu seu percurso no curso de Letras com excelência, envolvendo-se em projetos, como: voluntária e bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES/UNIFAP); monitora no Programa de Bolsa Monitoria do Departamento de Letras (DEPLA) na área de Linguística e, também, voluntária no Programa de Iniciação Científica no Projeto de Descrição e Análise Linguística (PRODESC-AP), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cilene Campetela, além de participar de eventos, locais e nacionais, e realizar produções cientificas na área de Linguística.

Deuzanira finaliza este ciclo na Instituição para exercer outra importante tarefa: ser professora. Ela diz que tem ciência da relevância da mais nova missão, dos desafios e cobranças que a docência exige, ainda mais quando se refere à educação básica na área rural do Estado, entretanto enfatiza que recebeu uma excelente formação e que irá pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos e que está muito animada para a nova empreitada.

A Coordenação do Curso de Letras Português e Francês deseja a nossa egressa todo sucesso na sua nova profissão.

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Nesta quinta-feira (20), os alunos do DEPLA visitaram o acervo do Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo – CEMEDHARQ, localizado no departamento de História da UNIFAP, com o intuito de conhecer o acervo do escritor e jornalista amapaense Roque Penafort. A visita foi promovida pelos professores Rosileni Pelaes e Daniel Borges, do DEPLA.

O grupo foi recepcionado pelas responsáveis do Centro de Memórias, dentre elas a Prof.ª Verônica (Coordenadora do CEMEDHARQ) e a Prof.ª Elke (vice coordenadora do CEMEDHARQ), que com o auxílio de sua equipe de monitores, explicaram de forma sucinta o funcionamento do projeto SALVAGUARDA, reforçando a importância de manter um acervo de memórias.

“Nossa missão é guardar a memória que está dispersa no estado do Amapá […] O historiador chama esse material de fonte, onde ele irá usar como seu material de estudo, essas fontes são muito importantes para o historiador e o centro busca salvaguardar essas fontes,” relatou a vice coordenadora Elke.

“Meus alunos diziam que o Amapá não tem história e eu achava isso horrível, foi quando eu comecei a buscar essa experiência rica para nós,” também acrescentou a coordenadora Verônica.Os discentes do DEPLA puderam compreender de forma prática o processo de obtenção, caracterização, catalogação e até o processo de digitalização do acervo. Para a realização deste contato foi provido a todos devidos materiais de segurança como luvas e máscaras de proteção facial. Os documentos expostos foram cuidadosamente selecionados pela equipe do CEMEDHARQ, tendo já passado pelo processo de digitalização anteriormente.

O acervo conta com documentos em português, francês e inglês, dentre documentos de caráter oficial, jornalístico, além de pessoal do autor e jornalista Roque Penafort. Sob a supervisão das organizadoras, os discentes puderam explorar alguns destes registros, e o momento foi imensamente apreciado pelos mesmos: “Ter a oportunidade de vivenciar essa experiência é incrível,” declarou Ian, acadêmico de Letras Português/Inglês.

Por fim, a equipe do CEMEDHARQ declarou boas vindas a futuros visitantes que quiserem conhecer o projeto e participar do curso ofertado pelos mesmos, visando trazer mais visibilidade para o trabalho de curadoria, assim como para as diversas histórias catalogadas nos acervos.

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Professor do curso co-organiza dossiê temático na revista Moara (ISSN: 0104-0944)

O professor Antonio Almir Silva GOMES organizou com as professoras Zoraide dos Anjos Gonçalves da Silva VIEIRA, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), e Ângela Fabíola Alves CHAGAS, da Universidade Federal do Pará (UFPA), dossiê temático Multilinguismos na Amazônia (Edição 62, ago-dez 2022). Para além das discussões nos artigos, o dossiê chama a atenção para a necessidade de ampliação de estudos linguísticos voltados ao tema dos multilinguismos na Amazônia.

Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (Qualis CAPES A3) com publicações na área de Linguística e Literatura desde 1993. Certamente, trata-se de uma das mais importantes revistas da área na Amazônia brasileira.

https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/index

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O 2º Colóquio de Estudos Literaturas do Norte é um evento da Núcleo de Pesquisa Pós-coloniais (NePC), Núcleo de Estudos sobre Etnopolítica e Territorialidades na Amazônia (NETTA) e pelo Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (PROFID) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que acontecerá online nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023.

O colóquio visa promover a disseminação do conhecimento das literaturas do Norte do Brasil e fomentar discussões críticas e inclusivas sobre essas expressões literárias. Todas as pessoas interessadas em contribuir com suas pesquisas e experiências são bem-vindas.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/LiteraturasdoNorte no YouTube.

Inscrições pelo link: abre.ai/2coloquio

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E aí, pessoal! Vocês já estão sabendo da novidade? 🙋🏻‍♀️ ✅

O edital de inscrição e submissão de trabalhos científicos do II Seminário do Centro Acadêmico de Letras já está entre nós! 🎉

As inscrições, tanto para ouvintes quanto para a submissão dos trabalhos, iniciaram no dia 20 de maio, então fica atento nas datas:

✅ Para OUVINTES, as inscrições seguem até o dia 01 de julho.

✅ Já para COMUNICAÇÕES, as inscrições seguem até o dia 15 de junho.

O II SECAL ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de julho, presencialmente, na Universidade Federal do Amapá (Campus Marco Zero).

As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/yLEUbna3kKoniWhn6

O edital do II SECAL está disponível em: https://abre.ai/gcMV.

Tem alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente no instagram do CAL, em @caletrasunifap. 🤩

Vem fazer parte desse evento com a gente! 💛

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Professores do Curso de Letras Português e Francês receberão recursos de Edital da Universidade da Guiana (UG)

Dois projetos de docentes do curso de Letras Português e Francês foram aprovados para recebimento de recurso proveniente da Universidade da Guiana, em Cayena.

O primeiro projeto, intitulado Ponts littéraires Brésil-Guyane (Pontes literárias Brasil-Guiana Francesa), será desenvolvido pelos professores Erika Pinto Azevedo (Lider), Olaci Carvalho, Annick Belrose, Rosileni Moraes e Yurgel Caldas. Ele objetiva realizar discussões literárias cruzadas entre escritores e pesquisadores da literatura do Amapá e da Guiana. Um evento presencial para discutir a obra e imaginários de um escritor ou escritora amapaense contemporâneo(a) será realizado na Universidade da Guiana e a produção de um(a) escritor(a) guianense será apresentada no campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá.

No segundo projeto, intitulado Linguística e Literatura da / na fronteira franco-amapaense, os professores Antonio Almir Silva Gomes e Daniel Borges realizarão um conjunto de atividades na Universidade da Guiana, que inclui conferências com fins ao estabelecimento de parcerias docentes entre as duas universidades, a apresentação do curso de Letras Português e Francês a docentes e discentes daquela Universidade, bem como minicursos sobre questões linguísticas e literárias do estado do Amapá, incluída sua fronteira.

De modo geral, ambos os projetos buscam, sobretudo, o estreitamento dos laços acadêmicos entre os cursos de Letras da Universidade Federal do Amapá e da Universidade da Guiana, tendo na fronteira um ponto de convergência.

Da direita para a esquerda Prof. Dr. Rosuel Lima-Pereira (Pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade da Guiana), Prof. Dra. Erika Pinto de Azevedo (Líder do Projeto Ponts littéraires Brésil-Guyane), Profa. Dra. Rosileni Morais, Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes, Prof. Dr. Daniel Borges (Líder do Projeto Linguística e Literatura da / na fronteira franco-amapaense) e Prof. Olaci Carvalho.