Palestra “Inovação: Salto Qualitativo para o Desenvolvimento” com o Professor Soumitra Dutta

Aconteceu no dia 13 de Junho às 10h no Anfiteatro da UNIFAP a palestra “Inovação: Salto Qualitativo para o Desenvolvimento” com o Professor Soumitra Dutta. Evento na qual é fruto de uma parceria entre o SESI, SENAI e a UNIFAP onde trouxe uns dos maiores especialistas em Tecnologia e Inovação, professor da Universidade Cornell dos Estados Unidos.

Em sua palestra, Dutta destacou as dificuldades que o Brasil precisa vencer para avançar em inovação e os caminhos para superar as barreiras. Para ele, mesmo perdendo a corrida até agora, o Brasil ainda tem uma boa oportunidade. “No ranking de 2018, o Brasil melhorou cinco posições, mas ainda ficou em 64º lugar entre 126 economias analisadas. Alguns fatores explicam por que o país está no meio da tabela em inovação, e um deles é essa falta de comunicação entre o mercado e a universidade. É urgente a necessidade de aproximar os professores das empresas”, comentou.

Segundo Soumitra Dutta investir em inovação é uma das maneiras mais eficazes de manter uma empresa em bom nível de competitividade e até mesmo de destacá-la em períodos de crises econômicas. “Dentro dos ambientes acadêmicos nascem projetos inovadores que podem revolucionar os diversos setores da economia, melhorar a vida das pessoas e fazer o país se desenvolver de maneira mais sustentável. O ponto que precisa de atenção é justamente o da conexão entre as instituições de ensino e a iniciativa privada. Os dois lados têm interesses complementares: um gera conhecimento e o outro precisa de apoio para desenvolver novas tecnologias para manter a roda da economia girando em ritmo acelerado”, finalizou Soumitra.

De acordo com o diretor regional do SESI e do SENAI Amapá, Sergio Moreira, é necessário somar esforços na mesma direção e desenvolver ações de forma articulada, para organizar o ecossistema de inovação do estado. “Inovação e tecnologia fazem parte da estratégia das políticas industriais nos países mais desenvolvidos. Para sermos competitivos e termos sucesso, precisamos seguir esse mesmo caminho. Nosso objetivo ao trazer a palestra de um especialista internacional é justamente mostrar essa alternativa para o público”, destacou.

Texto adaptado do site Chicoterra.
Link: https://chicoterra.com/…/tecnologia-e-inovacao-sao-tratada…/

Deixe um comentário