Curso – SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM FOCO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS DO EXAME CELPE-BRAS

A Coordenação do Curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) por meio da Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (PROCRI) da UNIFAP, convida a comunidade acadêmica a participar do PROJETO DE CURSO DE FORMAÇÃO PARA MONITORES DE PLE E COMUNIDADE ACADÊMICA oferecendo o curso:
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM FOCO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS DO EXAME CELPE-BRAS
Data: 21, 26, 28/7 e 2/8
Horário: 8h às 12h
Local: Por meio de plataformas virtuais (será encaminhado o link do curso um dia antes da data de início do curso)
Área: Educação
Público-alvo: Acadêmicos dos cursos de Letras e Relações Internacionais
Vagas: 26
Período de inscrição: 15 a 19/7/2021 no link: https://forms.gle/SE5rrtuahXdVcpZu6 (disponível a partir do dia 15)
Ministrantes: Profª Drª Adelma das Neves Nunes-Barros (convidada), Profª Drª Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento (Coordenadora do PLE/PROCRI na UNIFAP) e Prof. Doutorando Olaci da Costa Carvalho (Coordenador do Celpe-Bras na UNIFAP)
Resumo: A proposta deste curso advém de uma necessidade de se trabalhar os gêneros textuais na perspectiva do ensino de língua estrangeira de uma forma mais sistematizada entendendo os tipos de textos como um todo e não apenas considerando alguns aspectos destes textos, como o aspecto linguístico-gramatical, por exemplo. Nas grades de correção do exame Celpe-Bras, percebemos que 3 grandes aspectos são analisados: (i) o semântico-pragmático, (ii) o composicional (que diz respeito ao formato do texto em si) e (iii) o linguístico-gramatical. Nesse sentido, as sequências didáticas propostas por Schnewly e Dolz (2004) vêm ao encontro das necessidades de sistematização no ensino de um dado gênero. Por esse motivo, neste curso iremos trabalhar com a proposta de Schneuwly e Dolz (2004) e, a partir dela, trabalharemos os gêneros específicos do Celpe-Bras, como o Artigo de Opinião, o Editorial (ou Carta ao Leitor), a Carta do Leitor, As Cartas (A Carta Argumentativa e o E-mail) e a Entrevista. Além disso, mostraremos de que forma as bancas corretoras avaliam os textos por meio de grades de correção.
Objetivos: Ministrar um curso para fomentar a construção e o ensino de sequências didáticas voltadas para os gêneros discursivos mais exigidos no exame Celpe-Bras. Propiciar às monitoras do PLE e a acadêmicos dos Cursos de Letras e Relações Internacionais a oportunidade de aprender a fazer sequências didáticas e de conhecer o funcionamento do exame Celpe-Bras.
Certificação: Haverá certificação de 20h para os ministrantes do curso e de 20h igualmente para os participantes. Essa certificação será fornecida pelo PLE/PROCRI-UNIFAP.
Serão considerados inscritos os 26 primeiros candidatos a ocuparem as vagas. Haverá uma lista de reserva com 5 candidatos. Na desistência de algum inscrito, os primeiros candidatos da reserva ocupam a vaga.

Deixe um comentário