Evento: Japão – Oportunidade e Cultura

A história, arte, tecnologia e política do Japão serão alguns dos temas dos 148 livros que serão doados à Biblioteca da Universidade Federal do Amapá (Unifap) pelo Consulado do Japão em Belém, por meio do projeto “Read Japan”, vinculado à The Nippon Foundation. A cerimônia de entrega dos “Livros para entendar o Japão” ocorrerá no dia 17 de novembro de 2023, às 10h, no hall da nova Biblioteca da Instituição, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

O reitor da Unifap, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, receberá a doação do cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita. O objetivo do Projeto “Read Japan” é promover a compreensão sobre o Japão por meio de livros. Os livros, impressos na língua inglesa e com algumas unidades ilustradas, estarão disponíveis para consulta e empréstimo na nova biblioteca central da Universidade.

No dia anterior à entrega dos livros, 16 de novembro, haverá o evento “Japão – Oportunidade e Cultura”, com a realização de oficinas de duas manifestações culturais tradicionais do Japão, origami e mangá, e uma palestra sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão. Cada oficina terá duas turmas: a primeira será das 15h às 16h30 e a segunda começará às 16h30 até às 18h. As oficinas e a palestra também ocorrerão no novo prédio da Biblioteca Central da Unifap. As inscrições para a programação são gratuitas, abertas ao público em geral e estão sendo realizadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWOg99PGJCs2SHC76LEi8Oh64whHKq4jOq2ANAmVHwx7Pz5g/viewform.

Oficinas
Origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês oru, que significa dobrar, e kami, que significa papel. A arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes. Atualmente, além de ser uma das artes transmitidas nas escolas, é também um dos exercícios praticados pelos portadores de necessidades especiais e de idade, com excelente resultado. Serão transmitidas dobras para entreter crianças e adultos.

O ministrante da oficina será o Prof. André Luís de Lima Moraes. Apaixonado por Origami, participou de diversas oficinas pelo Sesc-AP, Colégio Intergenius, Consulado do Japão em Belém e Escola de Arte Candido Portinari em Macapá. Atualmente é membro da Japan Origami Academic Society do Japão (https://origami.jp/), da Origami USA do Estados Unidos (https://origamiusa.org/) e da Asociación Española de Papiroflexia da Espanha (https://www.pajarita.org/). Ajudou na publicação de dois livros “A complete origami nativity” e “Folding fantasy”, do Buchan-Symons Peter.

Mangá é a “história em quadrinhos” no estilo japonês. Sua origem está no Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o Mangá. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes, assim como há o processo inverso em que os animes tornaram-se edições impressas. Alguns deles são One Piece, Dragon Ball e Naruto, famosos também no Brasil.

O ministrante da oficina será Prof. Israel Guedes ou Izu. Ele é ilustrador amapaense e professor de mangá. Estudou na escola de artes Instituto HQ em São Paulo. Produziu várias edições do MPT em Quadrinhos, do Ministério Público do Trabalho de Vitória (ES), além de participar de colorizações de HQs para o mercado estrangeiro, como “Doctor Who”, “Blood Bowl” e outros. Foi um dos vencedores do concurso internacional de desenhos do mangá “The Seven Deadly Sins”, da editora Kodansha, em 2016 e finalista do Shounen Shoujo Mangá Award da mesma editora em 2019 com seu mangá “T-HUNTERS”. Ministrou oficinas e palestras sobre quadrinhos e mangá em eventos no Sesc, Unifap, Sebrae, Colégio Intergenius e Museu Sacaca. Em 2022 foi à Comic Con Experience como convidado para uma palestra de Mangás Brasileiros no Palco de cultura japonesa. Atualmente dando aula na escola on-line de mangá Me2 Art Studio.