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Carta aberta da comunidade geográfica brasileira sobre a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de Geografia

Estimados(as) professores(as), coordenadores(as) de curso e chefes de departamento, bom dia.

 
Esperamos que estejam bem.


Está em pauta a proposta preliminar 1 das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para Geografia. Tal proposta é datada de 01/09/2020, mas o chamamento é de 13/10/2020 e, segundo este último, até o dia 20/12/2020 o Conselho Nacional de Educação (CNE) aceitará contribuições sobre a referida proposta. 
 
Entendemos que todo o processo foi atropelado, sem diálogo com a comunidade geográfica e ainda realizado em meio a pandemia da COVID-19. Assim, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) redigiu um documento solicitando, dentre outras medidas, a suspensão imediata do Edital de chamamento de 13 de outubro de 2020 e, por consequência, o cancelamento do cronograma vigente. A carta pode ser assinada por toda a comunidade geográfica através do Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrfaVVvZJ66UfZ7eZQmOWf-8EOGDWeMvkT0H77JXscsoVmTQ/viewform

 
As assinaturas serão coletadas até o dia 17/12 (quinta-feira) e o documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.
 
É muito importante a participação de todas(os) para a suspensão do processo e para restabelecimento do debate público que garanta o princípio da pluralidade e da representatividade e que, nesse sentido, envolva as instituições formadoras de profissionais de Geografia, pesquisadores do campo da ciência geográfica, estudantes de graduação e pós- graduação, associações científicas nacionais de representação da comunidade geográfica, movimentos sociais e sindicais.
 
Solicitamos ampla divulgação e estamos à disposição em caso de dúvidas.
 
Atenciosamente,
 
Diretoria Executiva Nacional / Associação dos Geógrafos Brasileiros (DEN / AGB)
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Edital de eleição para coordenação do curso licenciatura em Geografia – UNIFAP

DAS DISPOSIÇÕES E CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL
Este Regimento objetiva disciplinar o processo de Eleição para os cargos de Coordenador(a) e Vice Coordenador(a) do CURSO DE
LICENCIATURA, Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), para exercerem mandato por dois (02) anos consecutivos, a contar da data de posse, de acordo com o Art. 88, caput e parágrafos, do Regimento Geral da UNIFAP.

REGIMENTO_ELEITORAL_ LICENCIATURA_GEOGRAFIA_UNIFAP_2020

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Edital de eleição para coordenação do curso bacharelado em Geografia – UNIFAP

DAS DISPOSIÇÕES E CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL
Art. 1º – Este Regimento objetiva disciplinar o processo de Eleição para os cargos de Coordenador(a) e Vice Coordenador(a) do CURSO DE
BACHARELADO EM GEOGRAFIA, Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), para exercerem mandato por dois (02) anos consecutivos, a contar da data de posse, de acordo com o Art. 88, caput e parágrafos, do Regimento Geral da UNIFAP.

 

REGIMENTO_ELEITORAL_BACHARELADO_GEOGRAFIA_UNIFAP_2020

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Ciclo de Debates em Educação Geográfica

A partir do dia 1º de Dezembro, inicia-se o CICLO DE DEBATES EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, projeto organizado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia – LAPEGEO, sob responsabilidade da Profª Drª Eliane Aparecida Cabral da Silva em parceria com o CAGEO UNIFAP.
Para dar início ao Ciclo de debates em Educação Geográfica, no dia 01 de dezembro teremos o encontro com a Profª. Drª. Flaviana Gasparotti Nunes da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, com o tema “Fotografias e imaginações Espaciais na Educação Geográfica.

No dia 04 de dezembro, teremos o encontro com a Prof. Dr. Pablo Moreira Fernandez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, com o tema “Imaginações Amazônicas: (re)Pensando o Uso da Fotografia como Linguagem Educativa”.

Os encontros virtuais ocorrem sempre as 18 horas, pelo  facebook do Cageo: https://www.facebook.com/cageounifap
Desde já agradecemos a todos pelo prestígio.
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Introdução à Geografia Psicológica

 

Realizou-se no mês de junho de 2020 o curso “Introdução à Geografia Psicológica” pela plataforma dos cursos livres da Universidade Federal do Amapá, ofertado pelo Prof. Msc Alexandro Francisco Camargo (Geografia/Universidade Federal do Amapá – UNIFAP), junto da Profª Drª Juliana Maddalena Trifilio Dias (Depto. de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e da Profª Drª Márcia Alves Soares da Silva (Depto. de Geografia/Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT).

Tivemos como objetivo fornecer ao público acadêmico aspectos introdutórios da Geografia Psicológica referentes à história, método e aplicações deste campo do saber, além de identificar contribuições das abordagens psicológicas no entendimento do espaço geográfico.

O curso foi organizado em  cinco módulos, totalizando 20 horas. O primeiro módulo consistiu na apresentação do tema, conceitos e história da relação entre Geografia e Psicologia. O segundo módulo tratou de alguns aspectos subjetivos inerentes à Geografia Psicológica, em especial a imaginação. Já no terceiro módulo, apresentamos a relação entre Geografia e Psicanálise, em especial a Geografia Humanista de base psicanalítica. Por fim, o quarto módulo destacou a Geografia das Emoções, apontando metodologias de aplicação da Psicologia no contexto geográfico.

Inicialmente, o curso foi pensado para um público-alvo de 20 cursistas. Porém, uma vez que tivemos mais de 200 inscrições, foi necessária a adaptação da metodologia visando atender a um maior número de alunos, totalizando assim 70 cursistas. Devido ao grande número de interessados, a saber, alunos e professores de instituições de nível municipal, estadual e federal,  planeja-se outras edições, contando com o apoio de universidades parceiras.

 

 

 

 

 

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Canal do Youtube do CAGEO

 

Com o início do Projeto “Café Geográfico”, que se desenvolveu a partir do primeiro semestre de 2020, um Remastering do antigo projeto. Desta vez com uma abordagem online visando atingir o maior número de acadêmicos, a plataforma escolhida foi Facebook e nela foi utilizando o software streamyard. Visto a conjuntura atual se fez necessário uma atuação online do CAGEO.

Neste contexto, surgiu uma oportunidade e a ideia de criar um canal no YouTube para o CAGEO, visto que outros Centros Acadêmicos de Geografia de outras universidades já possuíam seus canais e eram atuantes neles, então em 25 de julho de 2020 foi criado o canal CAGEO UNIFAP, o primeiro canal relacionado a um centro acadêmico de Geografia no Amapá.

O principal intuito do canal CAGEO UNIFAP, é dar mais um meio para que os acadêmicos possam usufruir das horas em LIVES que o CAGEO já tinha proporcionado em rede, só que desta vez uma versão editada e com um pouco mais de qualidade, que ficará armazenada indefinidamente nos servidores do YouTube.

O primeiro vídeo a ser editado foi uma pequena apresentação do novo e repaginado projeto “Café Geográfico” que contou com todos os coordenadores do CAGEO que na oportunidade, através de um debate com os acadêmicos, através de interações no chat, num esquema de perguntas e respostas, foi apresentado o projeto “Café Geográfico”. O vídeo foi intitulado como: APRESENTAÇÃO:::::CAFÉ GEOGRÁFICO

No dia 26/07/2020 foi o dia que foi exportado a primeira palestra do “Café Geográfico”, que contou com a participação do Prof. Dr. Valter Avelar (UNIFAP) coordenador do grupo de pesquisa GPGEO/PPGEO/UNIFAP-AP e moderador da home Page Valter Avelar-GEÓlogo 4GEOs. Você pode achar o WEBNÁRIO como: CAFÉ GEOGRÁFICO| A GEODIVERSIDADE DO AMAPÁ: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS.

Sucedendo, pudemos contar com a participação do Prf. Msc. Jonas Pastana (UNIFAP), o seu webnário tratou da crise atual e alternativas para o desenvolvimento local. Você pode achar o WEBNÁRIO como: CAFÉ GEOGRÁFICO||| CRISE ATUAL E ALTERNATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

E se sucedendo com o Desmonte das Filosofias e das ciências humanas, com os dois coordenadores do DFCH (Departamento de Filosofias e Ciências Humanas) Prof. Dr. Marcos Vinicius Freitas (UNIFAP) e Prof. Dr. Genival Rocha (UNIFAP). Após, o Panorama do Gerenciamento Costeiro no Amapá e Abordagem Geográfica com a mediação de Danusa Machado acadêmica da Geografia-UNIFAP e apresentação do Prof. Dr. Orleno Marques do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Teve a conversa sobre Os Rumos da Geografia Frente ao “Novo Normal”: Que Geografia Queremos no Pós-Pandemia com o Prof. Msc. Jonas Pastana e Prof. Dr. Valter Avelar.

E para finalizar o ciclo da agenda do primeiro semestre do “Café Geográfico” semana que vem já estará em rede a apresentação do Doutorando da UFRJ Armando Frota Filho, com mediação de Vinicius Dias também acadêmico da Geografia-UNIFAP. E com isso será finalizado o ciclo do primeiro semestre do ano de 2020 do “Café Geográfico”.

A partir da segunda semana de setembro, iniciaremos as postagens do segundo ciclo de palestras do “Café Geográfico” que dará continuidade com as palestras: A Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e as Comunidades Quilombolas no Amapá com a Profª. Drª. Liliane Soares (UNIFAP) e Profª Drª Fátima dos Santos (IFAP), discutiu-se os Movimentos LGBTQI+ Insurgentes em Cidades Ribeirinhas na Amazônia com Hugo Coelho mestrando da UFPA.

E ainda esperamos muito mais, o YouTube é uma plataforma com inúmeras possibilidades, capaz de abrir inúmeras portas. Estamos vivendo o preludio de uma realidade totalmente digitalizada e temos que acompanhar, pois no futuro olharemos para traz e veremos a trajetória do CAGEO.

O objetivo com o canal no YouTube do CAGEO é fazer um arranjo, do que for possível das atividades online, no que diz a respeito o Centro acadêmico de geografia e os acadêmicos do colegiado. Como uma forma de documentar as ações de tudo o que diz a respeito a Geografia UNIFAP e claro manter as postagens periódicas dos “Cafés Geográficos”.

A atual Gestão do Centro Acadêmico vê o projeto como um modo de ensino e debate sobre a ciência geográfica e, num momento frágil como este, refúgio dos tantos problemas do momento em que passamos como estudantes de Geografia.

Inscreva-se no canal, compartilhe, dê um joinha e nos vemos na próxima.

Márcio kayorrare (Coordenador Político do CAGEO)

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UNIFAP quer ouvir você: Discente, responda a Consulta Socioeconômica

A Universidade Federal do Amapá, por meio da Comissão Especial de Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas, realiza consulta socioeconômica e avaliativa aos estudantes da Instituição. O formulário deve ser preenchido até o dia 28 de agosto, e está disponível neste link e no site da UNIFAP.

A partir das respostas dos acadêmicos, a Comissão Especial da UNIFAP norteará as discussões sobre a possibilidade de realização de atividades remotas, com avaliação das ações necessárias para que a universidade possa adaptar e incluir todas as esferas econômicas e tecnológicas que precisam ser supridas para as demandas acadêmicas.

O questionário possui perguntas sobre acesso à informática e viabilidade de execução de atividades essenciais de seu curso. As informações inseridas serão utilizadas somente no contexto da discussão sobre as atividades remotas.

Para preencher é necessário que tenha em mãos suas informações básicas disponíveis no SIGAA como matrícula, nome completo, e-mail, telefone, e as informações específicas do seu curso, como a modalidade e período ativo antes das suspensões presenciais. Na consulta também serão solicitadas suas informações socioeconômicas, como aspectos financeiros e de saúde, para mapear a realidade social dos discentes da UNIFAP.

 

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Consulta aos Servidores (Docentes e Técnico-Administrativos)

Caro servidor (Docente e Técnico-Administrativo),

Com o objetivo de orientar a Comissão Especial de Planejamento do Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas da UNIFAP, nas discussões sobre a possibilidade de realização de atividades remotas, a comissão convida-o(a) a preencher este questionário. É inegável o impacto da pandemia nas atividades de nossa universidade, com destaque para o isolamento social que pode se prolongar por meses, e até mesmo se tornar uma realidade intermitente em nossa sociedade. Sendo assim, estamos considerando estratégias diversas para avançar no processo de retorno gradual das atividades universitárias dentro deste contexto.
São perguntas simples sobre acesso à estrutura de informática e viabilidade de execução de atividades de trabalho. Os dados informados serão usados somente no âmbito da discussão sobre o planejamento de retorno gradual das atividades acadêmicas da UNIFAP.

Agradecemos imensamente sua participação. Ela é fundamental nesse momento. Por favor, este formulário deve ser respondido até o dia 28 de agosto de 2020 (sexta-feira).

Link para docente: https://forms.gle/wgYq7VS14Gx2kR1R6

Link para técnico: https://forms.gle/SyAdT8JFzhDJU4tT6

 

Atenciosamente,
Subcomissão de Comunicação

MEMORANDO CIRCULAR Nº 13/2020 – PROCRI (11.02.27)

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Café Geográfico – CAGEO

O Projeto que leva o título “Café Geográfico” teve início em 23 de dezembro do ano de 2018, com a Gestão 2018-2019 “União e Mudança” do Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) e foi continuado pela atual Gestão “FalaGeo” que tomou posse em 02 de dezembro de 2019.

O trabalho que se desenvolveu a partir do primeiro semestre de 2020, encontrou-se em situação adversa, em meio a suspensão do calendário acadêmico a atual gestão do CAGEO o desenvolveu de forma online, buscando aprimorar, desenvolver debates acerca da Geografia e temas que a rodeia, apresentando abordagens geográficas, temas de pesquisas e debatendo sobre o cenário atual.

Na data de 17/06/2020 foi realizado o primeiro encontro através da plataforma de lives do facebook.com/cageo.unifap trazendo o tema à luz a discussão sobre A Geodiversidade do Amapá: Cenários e Perspectivas, contando com o apoio do GPGEO-AP grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Valter Avelar (UNIFAP) e se sucedeu com o tema Crise Atual e Alternativas para o Desenvolvimento Local, com o Prof. Msc. Jonas Pastana (UNIFAP). Também houve o debate sobre O Desmonte das Filosofias e Ciências Humanas, com o Departamento de Filosofias e Ciências Humanos (DFCH) coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Vinicius Freitas (UNIFAP) e Prof. Dr. Genival Rocha (UNIFAP). Após, o Panorama do Gerenciamento Costeiro no Amapá e Abordagem Geográfica com a mediação de Danusa Machado acadêmica da Geografia-UNIFAP e apresentação do Prof. Dr. Orleno Marques do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA). Teve a conversa sobre Os Rumos da Geografia Frente ao “Novo Normal”: Que Geografia Queremos no Pós-Pandemia com o Prof. Msc. Jonas Pastana e Prof. Dr. Valter Avelar, e finalizando a agenda do primeiro semestre falou-se sobre Geomorfologia Antropogênica com mediação de Vinicius Dias também acadêmico da Geografia-UNIFAP e apresentação do Doutorando da UFRJ Armando Frota Filho. No segundo Semestre o projeto continuou trazendo a discussão quanto A Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e as Comunidades Quilombolas no Amapá com a Profª. Drª. Liliane Soares (UNIFAP) e Profª Drª Fátima dos Santos (IFAP), discutiu-se os Movimentos LGBTQI+ Insurgentes em Cidades Ribeirinhas na Amazônia com Hugo Coelho mestrando da UFPA, depois deu-se início a lives pela plataforma Google Meet discutindo Espaço e Religião, evento Online certificado com 5 horas aos participantes, que contou com a mediação do Prof. Marcos Vinicius Freitas (DFCH-UNIFAP) e debate entre o Prof. Dr. Jefferson Rodrigues de Oliveira (UERJ) e Prof. José Arilson Xavier de Souza (UEMA).

O calendário do CAGEO apresenta a realização mensal do Café Geográfico enquanto durar a Pandemia de forma Online e se num possível retorno de forma presencial.

A atual Gestão do Centro Acadêmico vê o projeto como um modo de ensino e debate sobre a ciência geográfica e, num momento frágil como este, refúgio dos tantos problemas do momento em que passamos como estudantes de Geografia.

Guilherme Vitorino (Presidente do CAGEO)

           

 

 

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Ações hegemônicas e contra-hegemônicas no Amapá e Patagônia

O Prof. Dr Roni Mayer Lomba realizou uma live sob o título: Ações hegemônicas e contra-hegemônicas no Amapá e Patagônia no dia 24/06/20 à convite da Universidade Estadual de Goiás. O vídeo com a fala do professor encontra-se no instagram do curso de Geografia.

Painel: o campo Latino-Americano no século XXI: ações imperialistas, experiências contra hegemônicas
Mesa redonda: ações e projetos imperialistas no campo Latino-Americano
Tema: Ações hegemônicas e contra-hegemônicas na Amazônia Setentrional (Amapá) e Patagônia Sul ( Santa Cruz e Terra do Fogo)
Fala realizada pelo Prof. Dr. Roni Mayer Lomba do curso de Geografia da @unifapoficial à convite do Prof. Dr Manoel Calaça da UFG @ufg_oficial, através do canal de TV no Youtube da UEG @uegtv.
O vídeo completo encontra-se no link:
https://www.youtube.com/watch?v=EL7ts7Y0giY&feature=youtu.be