Mesa redonda “Por um Amapá inclusivo: autismo” e lançamento do livro “Leis e Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista: a experiência do Amapá”

A Estácio Amapá em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (Esudpe) e a Defensoria Pública do Estado promovem nesta terça-feira, 10 de maio, uma mesa redonda denominada “Por um Amapá inclusivo: autismo”.

Durante o evento, vai ocorrer o lançamento do livro “Leis e Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autista: a experiência do Amapá”, organizado pelos professores Joab Moraes e Renivaldo Costa. O evento é aberto a acadêmicos e ao público em geral e ocorre às 19h no auditório da Faculdade Estácio (Rodovia JK).

No caso dos acadêmicos, eles podem se inscrever pela plataforma SIA e, após o evento, receber certificados, para contabilizar como carga horária de atividades extra-curriculares. Na mesa redonda, além dos autores do livres estará a defensora pública Luma Pacheco Cunha do Nascimento Neves, titular da 3ª Defensoria Cível.

Joab Moraes é professor da rede pública, músico e pai de uma filha autista. Renivaldo Costa é jornalista, sociólogo, professor do Atendimento Educacional Especializado e pai de um filho autista. Ambos decidiram no ano passado publicar uma obra que pudesse auxiliar operadores do Direito a compreender o universo que permeia o espectro autista.

A obra também traz a compilação de leis estaduais e federais que garantem direitos a esse público. Com apoio da Câmara dos Deputados, publicaram em Brasília (DF) um livro que estará disponível na versão impressa e também em e-book. O trabalho de elaboração também teve apoio da Caixa de Assistência dos Advogados (onde Renivaldo atuou até 2021) e do deputado federal Pedro DaLua. Durante o evento serão distribuídos exemplares da obra.

Terá ainda a apresentação da Música Lugar de Autista é onde ele quiser, composição de Jouze Danielle Alves de Brito, inspirada na sua filha autista Maria Vitória.

Danielle é servidora lotada no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI,
da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP.

Neste evento a música será cantada pela própria compositora, e ainda contará com a participação do Ministério de Música Santa Cruz, do Grupo de Oração Cristo Bom Pastor, Da Renovação Carismática Católica do Amapá-RCC-AP, ao qual faz parte Jouze Danielle. Estarão ainda alguns integrantes do ministério de música, como Romulo Santiago – Vocal, Josimar  Oliveira – Violão e Gerson Moura-Baterista.

É possível ter acesso à canção em formato de vídeo, neste a música foi interpretada por Maria Isabeli, do Grupo de Oração Beraká, RCC-AP, que lindamente cantou, tocou e fez a harmonização, e nossa querida Francilene Vaz, que editou e revisou o vídeo, está disponível em:

https://www.facebook.com/100002372637352/posts/5057225091033195/