II CORRIDA E CAMINHADA INCLUSIVA DA CASA HOSPITALIDADE

A Universidade Federal do Amapá, através do Projeto de extensão “Incluir: ato de amor e respeito ao próximo” e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão apoiará a II CORRIDA E CAMINHADA INCLUSIVA DA CASA HOSPITALIDADE, que ocorrerá no dia 24/09/2022 no Residencial Acquaville Tambaqui.

Horário da largada: 6H
VALOR: R$60,00 / PESSOA COM DEFICIÊNCIA: R$30,00                                             O VALOR DA INSCRIÇÃO DA DIREITO:
MEDALHA, CAMISA, ÁGUA, KIT PÓS CORRIDA (FRUTA E BARRA DE CEREAL)

Clique aqui para a inscrição!

Visita de aluna do colegiado de História para conhecer o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

A aluna Alice Caroline das Chagas Lobato, do curso de História, da UNIFAP, realizou no dia 04/08/2022 uma visita ao Núcleo de Acesaibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) para conhecer os espaços e tecnologia assistiva disponível no NAI.

A técnica em assuntos educacionais, Suelen Luz, apresentou o espaço para a aluna e deu orientações sobre os serviços, atendimentos e materiais disponíveis para uso pelos alunos cadastrados no NAI.

A aluna ficou feliz ao ver que o Núcleo possui máquina de escrever em Braille, na oportunidade redigiu um texto com a máquina e informou que utilizará muito o espaço para elaboração de atividades em Braille.

Ação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão dá boas-vindas a alunos calouros e veteranos da UNIFAP

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realizou na manhã da última quarta-feira, 3, o evento “Café Inclusivo do NAI”, que contou com a participação de 16 servidores e 35 alunos, entre calouros, veteranos e seus familiares.
De acordo com a coordenadora substituta do NAI, Suelen Luz, o objetivo do evento foi proporcionar um momento de interação entre a comunidade acadêmica, levando em consideração o afastamento desse convívio por um longo período devido a pandemia.

“Esse momento foi pensado e organizado com muito carinho por mim e pela técnica administrativa Jouze Danielle para recepcionar e acolher os acadêmicos veteranos e calouros nesse início de semestre letivo. O momento foi de recepção e acolhimento, mas também orientamos sobre os atendimentos fornecidos pelo NAI e convidamos o diretor do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis, da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias, Gerson Gurjão, para dar orientações sobre bolsas e auxílios”, explica Suelen Luz.

Para a aluna do quinto semestre de Pedagogia, Fernanda Silva, o Café Inclusivo do NAI foi um momento de interação com outros alunos com deficiência e que proporcionou o fortalecimento do pertencimento com a comunidade acadêmica.

“O 1° Café Inclusivo do NAI foi extremamente importante para mim, em muitos aspectos e, dentre eles, posso citar a sensação de pertencimento, ainda que eu tenha amigos e outros colegas na Unifap. Pelo menos para mim, foi diferente, já que a integração com os meus novos(as) amigos(as), a minha nova galerinha, pois existem coisas que só uma pessoa com deficiência irá entender, ainda que outras pessoas sejam empáticas. A sensação de pertencimento que senti no café foi de ponto uma das melhores sensações que já senti. É muito difícil o processo de autoaceitação da pessoa com deficiência, pelo menos o meu foi, porque eu passei a minha vida escolar inteira sendo excluída, o que gera gatilhos e muitas lembranças que agora serão substituídas por memórias afetivas alegres e felizes, a começar pelo dia do café, então este dia em especial fez muita diferença na minha vida e englobo os meus 25 anos de vida nesse dia importante. Um misto de gratidão, alegria e novas perspectivas”, afirma Fernanda Silva.

O evento contou com apoio da Reitoria, Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) e colegiado do curso de Letras-Libras.

Fotos: André Queiroz (bolsista / NAI/Unifap)

* Texto com a colaboração de Suelen Luz (NAI/Unifap)

Publicação do site oficial da UNIFAP: http://www.unifap.br/acao-do-nucleo-de-acessibilidade-e-inclusao-da-boas-vindas-a-alunos-calouros-e-veteranos-da-unifap/

Café Inclusivo

café

O NAI realizará no dia 03/08/2022 um café da manhã para receber e acolher os acadêmicos atendidos pelo núcleo e os calouros que precisarão dos atendimentos do NAI.
O objetivo é de acolhimento nesse novo momento pós pandemia, para socialização e orientação sobre os atendimentos ofertados pelo NAI aos acadêmicos.

Divulgação do manual de orientações sobre o funcionamento do núcleo de acessibilidade e inclusão – NAI

Os servidores do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) elaboraram um manual para apresentar à comunidade acadêmica os espaços e atendimentos fornecidos pelo setor. A publicação destaca a resolução que regulamenta o Núcleo, qual o público atendido, sua estrutura organizacional, os espaços para utilização pela comunidade acadêmica, quais atendimentos são fornecidos e como podem ser solicitados, e algumas orientações concernentes à inclusão no âmbito acadêmico.

“Nosso objetivo é divulgar e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do NAI, e possibilitar o acesso de todos que precisem de algum tipo de atendimento deste núcleo, visando contribuir com o processo de inclusão desta IFES”, explicou a coordenadora do NAI, Suelen Luz.

O NAI possui atualmente 67 acadêmicos cadastrados com as mais diversas especificidades como deficiência visual (cego/baixa visão), deficiência auditiva/surdez, deficiência física, paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, TDAH, esquizofrenia, dentre outras especificidades.  O manual foi elaborado pela equipe do NAI, composta pelas servidoras, Suelen Luz e Jouze Danielle, com apoio de bolsistas. O acadêmico Edson Coelho Saraiva, aluno cego, auxiliou na parte de audiodescrição das imagens.

Acesse o MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO NAI.

Publicação do site oficial da UNIFAP: http://www.unifap.br/nai-formata-manual-que-apresenta-os-espacos-e-servicos-prestados-pelo-setor/

NAI participa de evento virtual da Universidade da Guiana Francesa

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) representado pelas técnicas Suelen Luz e Jouze Danielle, foi convidado a participar no evento  “Handicap, Jeunesse & Vie Sociale” promovido pela Universidade da Guiana Francesa. O convite chegou à UNIFAP por intermédio da docente Josiane Damasceno do colegiado de Tecnologia em Secretariado, a qual se disponibilizou em apresentar a comunicação oral no idioma Francês.

O artigo de autoria das técnicas: “Inclusão no Ensino Superior: Relatos de Estudantes com Deficiência na Universidade Federal do Amapá” será apresentado no evento de modo virtual, e publicado posteriormente pela universidade da Guiana Francesa sob a coordenação de Florence Faberon, professora de Direito Público e coordenadora do projeto “Deficiência e memórias” da universidade Clermont Auvergne – França.

Publicação do site oficial da UNIFAP: http://www.unifap.br/nai-participa-de-evento-virtual-da-universidade-da-guiana-francesa/

Servidoras do NAI/Unifap fazem visita técnica a Coordenadoria de Acessibilidade da UFPA

Nos dias 28 e 29 de junho de 2022, as servidoras Suelen do Socorro Melo da Luz e Maria Dolores Bueno, à serviço do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) estiveram em visita técnica na Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na oportunidade as servidoras da UNIFAP foram recepcionadas pelo superintendente de Assistência Estudantil – SAEST, Prof. Dr. Ronaldo Araújo e pela coordenadora de Acessibilidade – COACESS, a Profa. Dra. Arlete Marinho.

O objetivo da visita foi conhecer como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência na UFPA, que se destaca por seu trabalho de excelência, por já possuir uma política de inclusão institucional consolidada. Também se discutiu parcerias de apoio e cooperação para realização de ações, eventos e cursos de formação continuada para comunidade acadêmica da UNIFAP e comunidade em geral, que possibilitem discussões relacionadas à temática da inclusão e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior.

A professora Arlete Marinho compartilhou com as servidoras da UNIFAP os projetos e programas desenvolvidos pela UFPA, e orientações para iniciação de ações essenciais que precisam ser implementadas na UNIFAP. Vale ressaltar que a Universidade Federal do Pará está entre as melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking 2023, publicado neste mês.

Publicação do site oficial da UNIFAP: http://www.unifap.br/servidoras-do-nai-unifap-fazem-visita-tecnica-a-coordenadoria-de-acessibilidade-da-ufpa/

Equipe do NAI visita Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues

A equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) esteve em visita técnica no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues na última terça-feira, 7. O objetivo foi conhecer o centro, suas atividades e atendimentos fornecidos para sociedade, para construir uma relação de parceria entre a instituição e a UNIFAP.

O centro oferece atendimento educacional e clínico em áreas como limitações intelectuais, físicas, múltiplas, auditiva, paralisia cerebral, hidrocefalia, síndrome de Down, outras síndromes e autismo.

Na oportunidade, a equipe do NAI foi recepcionada pela equipe do centro que compartilhou as vivências e orientações sobre o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD). As informações serão utilizadas para a promoção de ações inclusivas na Universidade. O Centro Educacional e a UNIFAP planejam ações conjuntas para contribuir com o processo de inclusão no ensino superior.

 

Publicação do site oficial da UNIFAP: http://www.unifap.br/equipe-do-nai-visita-centro-educacional-raimundo-nonato-dias-rodrigues/

Curso de Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente – Macapá

Entre os dias 13 e 15 de junho de 2022, no SESC Araxá, em Macapá (AP), o Um Novo Olhar promove o evento presencial Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente, com cursos e oficinas com professores e especialistas em acessibilidade, abordando os temas Gestão e Produção Cultural Acessível, Audiodescrição em Contextos Culturais e Tecnologias Assistivas Aplicadas em Cena. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: https://umnovoolhar.art.br/

REUNIÃO ENTRE EQUIPE DO NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) E GESTORES DA UNIFAP

As servidoras técnicas do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UNIFAP, Suelen Luz e Jouze Danielle,  reuniram-se no dia 20/05/2022 com a vice reitora da UNIFAP Simone Leal  com a presença do psicólogo  Renan Vieira, servidor do Campus Binacional de Oiapoque, para tratar sobre assuntos relacionados ao processo de inclusão na universidade.

Na oportunidade as técnicas relataram a urgência de estruturação de uma equipe multidisciplinar para realização de atendimentos psicológicos e psicopedagógicos aos acadêmicos atendidos pelo núcleo, assim como, a consolidação de uma política de inclusão institucional, visando a garantia dos direitos de acesso e permanência de todos os acadêmicos ao ensino superior.

As servidoras técnicas do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/UNIFAP, Suelen Luz e Jouze Danielle, reuniram-se no dia 20/05/2022 com a vice reitora da UNIFAP, professora Simone Leal, com a presença do servidor Renan Vieira, Psicólogo do Campus Binacional de Oiapoque, para tratar sobre assuntos relacionados ao processo de inclusão na universidade. Na oportunidade as técnicas relataram a urgência de estruturação de uma equipe multidisciplinar para realização de atendimentos psicológicos e psicopedagógicos aos acadêmicos atendidos pelo núcleo, assim como, a consolidação de uma política de inclusão institucional, visando a garantia dos direitos de acesso e permanência de todos os ac