Informações gerais

Identificação: curso de graduação em Pedagogia.

Área: Ciências Humanas.

Criação do curso: 2013.

Currículo: 2013.

Campus: Binacional Oiapoque.

Local: Oiapoque-AP.

Formas de ingresso: através de Processo Seletivo, considerando as normas estabelecidas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem como pré-requisito o término do Ensino Médio da Educação Básica.

Vagas autorizadas anualmente: 50 (cinquenta).

Integralização mínima: 08 (oito) semestres.

Carga horária mínima: 4.655 (quatro mil, seiscentos e cinquenta e cinco) horas.

Turno de oferta: noturno.

Modalidade de oferta: presencial, com disciplinas organizadas em períodos semestrais.

Habilitação: docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como nas áreas previstas nos termos do Art. 64 da Lei N. 9.394/1996 e do Art. 14 da Resolução CNE/CP N. 1/2006.

Titulação: graduado em Pedagogia.

Perfil do egresso: deve contemplar um profissional habilitado para desenvolver ações educativas de ensino, pesquisa e extensão em ambientes escolares e não escolares, nos quais estejam previstos conhecimentos pedagógicos. A formação desse profissional deve ser entendida como resultante de um curso voltado para a investigação dos problemas gerais das instituições escolares e seus agentes sociais. Nesse sentido, o curso, também, propõe-se a oferecer uma iniciação à atividade investigativa e crítica da prática, da cultura e do saber escolar necessário à formação de um profissional preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade com demandas educacionais complexas e em contínua mudança.

Campos de atuação: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (2006) apontam para três abrangências:
1) a docência, para exercício na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal;
2) a produção e da difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional; e
3) a gestão educacional, entendida como perspectiva democrática, que integra as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que tange ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como na análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da educação.

Informações mais detalhadas podem ser visualizadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) vigente. Este PPC se encontra em “Matriz Curricular (Grade)”, na aba “Ensino”.

Informações sobre processo seletivo: http://depsec.unifap.br/

Atualizado em: 01/12/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*