NAI PRESTIGIA DEFESA DE TCC DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIFAP

Em 22.06.2017, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI/PROEAC/UNIFAP, representado pela servidora Myryan Sylvia Sousa Almeida e as bolsistas Jayanne Pontes e Mayra Correia, prestigiou a defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC) dos acadêmicos Amadeu Leôncio de Pelegrin Neto, Jarlene Ximendes Pardim e Welliton Quaresma de Lima, do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

O TCC teve como título: “Narrativas Visuais no Cotidiano Escolar: Experiências sensíveis e as redes de comunicação entre alunos surdos e ouvintes” e foi orientado pelo Professor Ms. Maurício Remígio Viana, bem como avaliado pelo Prof. Dr. Ronaldo Manassés R. Campos e pela Profa. Dra. Sílvia Carla Marques.

Defesa de TCC

O discente Amadeu Leôncio foi o primeiro acadêmico surdo a se formar no Curso de Artes Visuais da UNIFAP. Em conjunto com seus colegas, Jarlene e Welliton, obtiveram nota máxima na produção do TCC. O fato de seus colegas não dominarem LIBRAS não foi empecilho para a excelente produção acadêmica! Eles utilizaram as redes sociais para se comunicarem e produzirem o trabalho em conjunto. Uma verdadeira demonstração de que a inclusão é, em primeiro lugar, o desejo de romper com as barreiras atitudinais!

Para a apresentação do TCC, houve a tradução simultânea da LIBRAS para o PORTUGUÊS, uma vez que a LIBRAS é a língua materna do acadêmico Amadeu e do PORTUGUÊS para LIBRAS, de forma a permitir a compreensão da avaliação do trabalho pelos professores ao acadêmico. As interpretações foram feitas pelos intérpretes de Línguas do Curso de Letras-Libras da UNIFAP, Sr. Heliton Souza Silva e Srta. Tatiana Suene de Carvalho Pantoja.

WhatsApp Image 2017-06-22 at 16.35.54

WhatsApp Image 2017-06-22 at 17.25.04 (1)

O NAI/PROEAC/UNIFAP parabeniza os acadêmicos pela conquista! Também parabeniza todos os envolvidos com a Educação Inclusiva na Universidade! Mais um marco exitoso na história da UNIFAP!

Silvia e Amadeu

Bolsistas e Amadeu