Servidores da UNIFAP participaram do Seminário Acessibilidade: Inclusão e Cidadania

Em comeração ao dia da pessoa com deficiência, as servidoras Eliane Leal Vasquez e Rocio Rubi Calla Salcedo e o servidor Gabriel Lelis Cordeiro do Carmo participaram do Seminário Acessibilidade: Inclusão e Cidadania, realizado em 01/12/2017, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, em Macapá, cuja iniciativa partiu da Comissão de Acessibilidade – TRE/AP; Escola Judiciária Eleitoral – TRE/AP; Coordenadoria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana – PMM; Núcleo de Acessibilidade e Inclusão NAI/PROEAC/UNIFAP.

FotoSAIC 2017

Foto de Arquivo Pessoal, 2017.

Os servidores da UNIFAP participaram da “Mesa Redonda: Acessibilidade Pedagógica, Atitudinal e Comunicacional na Educação Superior: Uma experiência institucional”. Momento em que, Rocio Rubi Calla Salcedo abordou sobre a implemetação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (2008-2016), dando destaque aos indicadores de processo e de impacto da política de acessibilidade, no âmbito da Universidade Federal do Amapá, bem como o serviço pretado pela equipe do Projeto SAPE. Já Eliane Leal Vasquez exemplicou os serviços ofertados pela equipe do núcleo, no qual envolve o trabalho da Coordenação do NAI, Secretaria Executiva, Divisão de Desenvolvimento de Material Didático e Pedagógico Acessível e a Divisão de  Serviço Educacional Especializado e Apoio Psicopedagógico. Enquanto Gabriel Lelis Cordeiro do Carmo tratou em LIBRAS sobre o processo seletivo diferenciado para ingresso de estudantes surdos no Curso de Letras/Libras na UNIFAP, momento, em que a equipe da mesa temática, também contou com um intérprete de libras que traduziu as informações às pessoas ouvintes.

O presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE/AP, juiz Augusto Cézar Leite, destacou a relevância do encontro. “A cada momento que trocamos ideias renovamos nossos pensamentos. Precisamos perceber que a sociedade é composta por um conjunto complexo de pessoas e que temos um quarto da população com dificuldades de acessibilidade. Devemos contribuir coletivamente ou individualmente em favor da acessibilidade plena”, conforme noticiado pela Assessora de comunicação/CMMAU, no site da Prefeitura de Macapá, em http://macapa.ap.gov.br/2159-realizado-seminrio-acessibilidade-inclusão-e-cidadania.

Postagem: Equipe NAI/PROEAC.