Servidora Jouze Danielle Alves de Brito realiza a entrega impressa de Produto Técnico à Coordenação do NAI/UNIFAP.

 

Na manhã do dia 15/09/2026, às 10h, a servidora Me. Jouze Danielle Alves de Brito realizou a entrega oficial da versão impressa do produto técnico “Guia de Orientação e Boas Práticas Docentes para a Inclusão de Estudantes Autistas no Ensino Superior”.

 

                                                    
                                                                                                                                              

Com objetivo de elaborar orientações e boas práticas docentes para fomentar a superação de barreiras atitudinais, pedagógicas, sensoriais, estruturais e comunicacionais, entre outras, buscando promover a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente do ensino superior,  foi elaborado o Guia de orientação e boas práticas docentes para a inclusão de estudante autista no ensino superior.  Vale ressaltar que sua construção dedicou uma atenção especial ao contexto da sala de aula, pois tem como público-alvo os docentes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), podendo também ser utilizado por docentes de outras instituições de ensino superior.

Elaborado pela servidora mestre Jouze Danielle Alves de Brito, a partir da análise dos resultados da pesquisa “Políticas públicas de permanência da pessoa com transtorno do espectro autista: práticas na Educação superior”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi possível identificar algumas lacunas relevantes no processo de inclusão. Entre essas limitações, está a resistência à adaptação de práticas inclusivas, aliada à falta de compreensão sobre as especificidades do espectro, o que pode ser uma barreira para o aprendizado, assim como refleti nas relações sociais, contribuindo para o sentimento de não pertencimento e inclusão. 

 

Além do Guia de Orientação e Boas Práticas Docentes, foi criado um material em vídeo, com elementos de infográficos, com o intuito de ampliar a divulgação do produto e tornar as principais informações do guia mais acessíveis e atrativas. O vídeo pode ser baixado por meio de QR Code, disponível na seção de apresentação do guia. 

 

                          Para ter acesso a Pesquisa, ao Produto técnico e vídeo Infográfico, basta escanear o QR Code disponível no Card.

 

As orientações versam sobre vários eixos transversais, dialoga com a vivência dos estudantes com TEA no ambiente universitário, elencando práticas inclusivas necessárias para a superação das barreiras existentes. Nesse sentido, abrem possibilidades para uma relação ensino-aprendizagem de forma mais assertiva, considerando as singularidades das pessoas com TEA, tornando-se uma contribuição importante para a UNIFAP, em especial ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão(NAI), na busca de uma universidade mais inclusiva.