LEGAL – Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal

Em maio de 2022, foi ao ar o site do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) – laboratório em rede (criado em outubro de 2021), com quase 40 pesquisadoras e pesquisadores de dez universidades brasileiras, incluindo os nove estados da Amazônia Legal. A equipe do Amapá conta com dois docentes dos colegiados do Bacharelado em Ciências Sociais e da Licenciatura em Sociologia: Prof. Dr. Marcus André de Souza Cardoso da Silva e Prof. Dr. Ivan Henrique de Mattos e Silva (que também ocupa a posição de vice-coordenador geral do laboratório), além da Giovanna Gabrielle Costa Lourinho, ex-aluna do curso de Licenciatura em Sociologia. O LEGAL já conta com as suas primeiras produções disponíveis: um relatório sobre duas rodadas de grupos focais nas nove capitais da Amazônia, além de dois boletins por estado, um tendo como objeto a trajetória ideológica do voto nos nove estados (entre 2002 e 2018) e o outro centrado no mapeamento da produção das assembleias legislativas estaduais.