Ementa do Curso

 História

Disciplina: História Econômica e Política do Brasil

 I-Ementa: Nova ordem política: Montagem e ajustamento de novas relações de dominação. Processo de Acumulação; Estado e Relação de Classes; Crise da década de 20, revolução de 30 e caminho para o autoritarismo. Bloco Nacional Populista. Autoritarismo e sociedade no pós-64.

 

Disciplina: História Econômica e Social da Amazônia

I – Ementa: Interpretação sobre a ocupação da Amazônia. Interpretações sobre a vida social na Amazônia. História e Sociedade na Amazônia. Natureza e Sociedade na Amazônia. Vida Social e Meio Ambiente . A Amazônia e a consciência ecológica internacional. Políticas sociais para a Amazônia.

 

Geografia Humana e Econômica

Disciplina: Geografia Humana e Econômica

I – Ementa: Conceitos básicos – natureza, espaço, sociedade e paisagem; Formação histórico-territorial do espaço brasileiro e as políticas no Brasil; Estrutura sócio econômica e organização do espaço geográfico.

 

Sociologia

Disciplina: Introdução a Sociologia

I – Ementa: Discussão das condições históricas e das grandes correntes do pensamento social que  tornaram  possível o  surgimento da  sociologia como Ciência; debate das polemicas que constituem o campo de  reflexão desta Disciplina (objeto e método); visão geral e critica das grandes correntes-sociológicas e de seus respectivos conceitos.

 

Disciplina: Sociologia Durkeiminiana

I-Ementa: Obra de Durkheim como produto e processo histórico; a contribuição metodológica de Durkheim; principais teorias e conceitos básicos; Durkheim na sociologia contemporânea.

 

Disciplina: Sociologia Weberiana  

I-Ementa: Contexto histórico e fontes construtivas do pensamento Weberiano. A contribuição metodológica de Weber. Principais teorias e conceitos básicos. A sociologia Política.

 

Disciplina: Sociologia Marxista

I – Ementa: Introdução – Fontes constitutivas do Pensamento Marxista – Crítica à sociedade capitalista – A concepção Social de Marx e Engels – O marxismo no mundo.

 

Disciplina: Sociologia Contemporânea

I -Ementa: Fontes constituídas do Pensamento Sociológico Contemporâneo; A Sociologia no Século XX; Algumas contribuições da Sociologia Brasileira recente.

 

Disciplina: Sociologia da Cultura

I – Ementa: Conceitos e tendências; O sistema; religião, filosofia, ciência e ideologia; Construção de Identidades Grupais, Étnicas; Estruturas Sociais e Autonomia Cultural. A Cultura no Brasil: da Colônia a modernidade.

 

Disciplina: Sociologia da Educação

I – Ementa: Os conceitos e objetos da sociologia e da educação. O fato social. As Teorias Sociológicas e tendências ideológicas na educação. A educação na sociedade globalizada inserida no modelo neoliberal. A relação dialética entre Escola, Estado e Sociedade. O papel dos intelectuais na educação e o processo de proletarização do magistério. As decisões políticas do Estado Capitalista e a Educação como Política Social. O Estado e as relações saber x poder. A educação popular na escola pública. O Desenvolvimento Sustentável como novo paradigma de políticas públicas.

 

Disciplina: Sociologia Urbana

I – Ementa: A cidade como objeto de estudo sociológico. Abordagens teórico- metodológicas sobre o meio urbano. As teorias sociológicas de planejamento urbano. O processo de urbanização. A questão urbana.

 

Disciplina: Sociologia Rural

I – Ementa: Aspectos históricos e sociais da agricultura no Brasil. As culturas de exportação: o êxito com a cultura do café. A agricultura de subsistência. A industrialização da agricultura. A estrutura fundiária brasileira e os conflitos nas disputas pela terra. A Amazônia e as políticas brasileiras para o meio rural. Os projetos de colonização dirigida. A colonização espontânea. A agricultura familiar. As entidades de pesquisa e assessoria e as Organizações Não-Governamentais: parcerias, pesquisa participativa e os novos projetos.

 

Disciplina: Sociologia do Trabalho.

I – Ementa: O conceito de trabalho e definição de objeto da sociologia do trabalho. Sistema de Relações de Produção e de distribuição. Sistemas de poder. O Trabalho assalariado nos diversos setores da produção. Industrialização. Modernização, Emprego e Desemprego. Sindicatos e Sindicalismo. Relações Políticas entre Estado, capital e trabalho.

 

Disciplina: Sociologia dos Movimentos Sociais

I – Ementa: A Visão Positiva / Funcionalista  da Sociologia no Brasil. O enfoque Estruturalista da Sociologia Brasileira. O desenvolvimento da Sociologia no Brasil sob a perspectiva Marxista. Perspectivas atuais e futuras da Sociologia no Brasil.

 

Antropologia

Disciplina: Antropologia Social

I – Ementa: A ciências antropológica: conceito, formação e desenvolvimento; objeto de estudo, relação com outras ciências e sua especificidade Principais orientações teóricas. A diversidade cultural e o etnocentrismo. Temos e tendências atuais da Antropologia.

 

Disciplina: Antropologia Brasileira

I – Ementa: Sociedades indígenas: Processo histórico e caracterização da cultura. O negro na sociedade brasileira: a interação na sociedade de classes, preconceito e formação da identidade. Estudos de gênero: percepção sobre a mulher na sociedade, raízes do patriarcalismo, feminismo e a identidade da mulher. Antropologia urbana: as identidades sociais na sociedade moderna.

 

Disciplina: Etnologia da Amazônia

I – Ementa: Interpretação sobre a ocupação da Amazônia. Interpretações sobre a vida social na Amazônia. História e Sociedade na Amazônia. Natureza e Sociedade na Amazônia. Vida Social e Meio Ambiente. A Amazônia e a consciência ecológica internacional. Políticas sociais para a Amazônia.

 

Disciplina: Cultura Brasileira 

I – Ementa: Conceitos e Tendências. O sistema cultural, religião, filosofia, ciências e ideologia. Sociedade e Cultura. A Transmissão de  cultura. Poder e Instituições Culturais. Política e Cultura no Brasil.

 

Política

Disciplina: Ciência Política I

I – Ementa: A elaboração de conceito Estadual e sua relações com a sociedade civil no pensamento político clássico. A ruptura maquiavélica. As concepções contratualistas. Hegel  e Marx. A crítica Marxista. O Estado Capitalista: Democracia e Socialista.

 

Disciplina: Ciência Política II

I – Ementa: Regimes Políticos e Sistemas de Governo. Análise de Sistemas Políticos. Teoria da Democracia. Socialismo. Totalitarismo e autoritarismo. Estado e formas de representação política. Teorias contemporâneas sobre o Estado. Cultura e participação política. Estado e as relações internacionais contemporâneas.

 

Disciplina: Pensamento Político Brasileiro

I –  Ementa: Localismo e centralismo na formação de estruturas políticas no Brasil. Característica do Estado: Clientelismo e Corporativismo. Regimes políticos: populismo e autoritarismo. Sistema partidário e sistema eleitoral. Democratização e crise política. O Estado Brasileiro e as relações internacionais contemporâneas.

 

Economia

Disciplina: Economia Política

I – Ementa: Identificação das principais correntes do pensamento econômico nas suas diferenças conceituais, metodológicas e ideológicas na análise da realidade, assim como nas suas origens intelectuais  e as suas bases de sustentação teórica. Compreensão dos principais mecanismos e lógica do funcionamento da sociedade capitalista.

 

Estatística

Disciplina: Estatística Geral

I – Ementa: Conceitos fundamentais, fases do trabalho estatístico, tabelas estatísticas, representação gráfica, medidas e tendência central, medidas de dispersão, momentos, assimetrias e curtose, correlação linear simples, regressão linear simples.

 

Disciplina: Estatística Aplicada as Ciências Sociais 

I – Ementa: Métodos estatísticos para colher, organizar, classificar,  apresentar e interpretar conjunto de dados. População, amostra. Estatística como instrumento de ajuda na tomada de decisões.

 

Metodologia e Técnica de Pesquisa

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa das C. Sociais I

I – Ementa: Organização do trabalho acadêmico. Análise de textos e fichamento. Formas de conhecimento. O conhecimento científico. Paradigmas de abordagens. Modalidades de pesquisa científica. Estrutura do trabalho científico.

 

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa das C. Sociais II

I – Ementa: Prática da pesquisa científica em todas as sua fases – projeto, execução e relatório.

 

Disciplinas Complementares Obrigatórias

Disciplina: Língua Portuguesa e Comunicação

I – Ementa: Leitura, escrita e oralidade como prática social, vista na perspectiva do continuum tipológico. Gênero textuais orais e escritos.

 

Disciplina: Introdução à Filosofia

I – Ementa: Conceito de Filosofia. Os Problemas filosóficos. O Conhecimento. A Verdade e a Ciência. Os Valores. A existência . A Conduta Humana. A Filosofia no quadro da Cultura. Educação e Sociedade.

 

Disciplina: Pensamento  Científico e Meio Ambiente                                                                                                                                                                                                                  

I – Ementa: Paradigma e Visão de Mundo: paradigma cartesiano e a disjunção das realidades. Os limites do conhecimento científico e questões contemporâneas. Ecologia enquanto disciplina e enquanto construção de uma nova visão de realidade: “o retorno do sagrado e o ecodesenvolvimento”. A noção de complexidade na discussão ecológica: elementos de um novo paradigma e de uma nova visão de mundo.

 

Disciplina: Populações Tradicionais e Meio Ambiente.

I – Ementa: Bases conceituais e teóricas sobre meio ambiente e o conceito de populações tradicionais, suas implicações ideológicas, econômicas, sociais e políticas. Análise da importância das populações tradicionais no processo de adaptação ecológica, de manutenção da diversidade ecológica e cultural e de políticas na Amazônia.

 

Disciplina: Planejamento Ambiental

I –  Ementa: O PLANEJAMENTO: histórico, finalidades, tipos ( instrumento técnico, científico, político e administrativo); O PLANEJAMENTO FÍSICO TERRITORIAL E DIMENSÃO AMBIENTAL: os parâmetros ambientais, os estilos (paradigmas) de desenvolvimento, níveis de planejamento (regional e setorial); A GESTÃO DO MEIO AMBIENTE; diagnósticos e prognósticos, ecologia urbana, os problemas ambientais (sócio-econômico-cultural e político); DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GERENCIAMENTO GEOAMBIENTAL; o meio ambiente e suas funções ecológicas e dinâmicas, ecossistemas e o gerenciamento dos recursos naturais; AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS: conceito e experiências concretas; POLÍTICAS AMBIENTAIS E O DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: uma avaliação crítica.

 

Disciplina: Pesquisa de Opinião

I –  Ementa: Conceito de Pesquisa de Opinião. A pesquisa quantitativa utilizada por Émile Durkheim na obra “O Suicídio”. A cultura de massa e a opinião pública: a análise dos teóricos norte- americanos. A opinião pública e os problema de sua formação e controle. Os meios de comunicação social e a formação de opinião: a televisão e sua influência. Ao problemas teóricos das enquetes utilizadas em pesquisas: os instrumentos de pesquisa e as críticas de sua utilização. A opinião pública e a ciência: debates sobre a sua existência da pesquisa de opinião enquanto ciência.

 

Disciplina: Didática Geral

I – Ementa: Compreensão da função da Didática como elemento organizador de fatores que influem no processo de ensino e aprendizagem e na elaboração do planejamento de ensino. Visão crítica do papel do planejamento na dinâmica da construção do conhecimento pelo educando.

 

Disciplina: Psicologia da Educação

I – Ementa: Histórico da Psicologia. Papel das teorias psicológicas e sua implicação no contexto educacional. Evolução histórica no Brasil e sua importância no processo ensino – aprendizagem.

 

Disciplina: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º E 2º Graus

I – Ementa: A educação no contexto da Teoria sistêmica. As condições sócio-históricas na elaboração da legislação educacional brasileira: os aspectos fundamentais na definição do sistema e do funcionamento da educação formal no Brasil. O ensino fundamental e médio à luz da nova LDB – Lei 9394/96: análise e compreensão crítica da legislação atual do ensino.

 

Disciplina: Direito Ambiental

I – Ementa: Conceito; O ambiente nas constituições federal e estadual. Competência constitucional para legislar sobre o meio ambiente; política nacional de meio ambiente. Instrumentos de avaliação e controle (EIA’s  e RIMA’s); Instrumentos Jurídicos Processuais Disponíveis.

 

Disciplinas Práticas

Disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso

I – Ementa: Elaboração do trabalho de conclusão de curso

 

Disciplina: Estágio Supervisionado em Cultura e Meio Ambiente

I – Ementa: Supervisão do estágio e elaboração do relatório.

 

Disciplina: Prática de Ensino

I – Ementa: Educação; PCN’ s do Curso de Ciências Sociais; Princípios Didáticos; Relação Didática e Ensino de Ciência Sociais. Fundamentação teórica; A prática na formação dos educadores; Construção dos projetos de atuação procedimentos de intervenção nas atividades; Atividades Práticas.

 

 

4 Comments

    • Obrigado. A ideia é sempre aprimorar nosso site para melhor comodidade da comunidade acadêmica e docente!

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