Reinaguração do NAI/SAPE

Novo espaço garante atendimento especial aos acadêmicos.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e Serviço de Atendimento Psicopedagógico (SAPE) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram reinaugurados na manhã desta segunda-feira, 23. O espaço NAI/SAPE funciona ao lado da Biblioteca Central da instituição, no campus Marco zero, em Macapá. O núcleo terá a finalidade garantir o apoio aos acadêmicos que necessitem de algum tipo de atendimento especial.

O NAI/SAPE existe desde 2008. A estrutura estava desatualizada e não dava conta da demanda crescente na universidade. O local foi readaptado e ampliado para melhorar o atendimento ao estudante e auxiliá-los de acordo com a pendência específica de cada um. Atualmente cerca de 30 estudantes recebem acompanhamento no núcleo. Dois meses de trabalhos e cerca de R$ 103 mil foram investidos para a melhoria do prédio.

A coordenadora do NAI/SAPE, Leila Feio, diz que além do atendimento aos acadêmicos que apresentem algum tipo de limitação motora, visual e auditiva, também são acolhidos estudantes com outras particularidades.  “Quando se fala em acessibilidade logo se pensa em pessoas com esses tipos de deficiência. Isso é natural. Mas nós também auxiliamos os alunos com distúrbios psicológicos como déficit de atenção e depressão, gagueira, entre outros casos”, esclarece.

Além do trabalho direto com o estudante, o núcleo também busca o diálogo com professores e coordenações dos cursos para orientá-los sobre a especificidade dos acadêmicos que apresentem alguma demanda acompanhada pelo NAI/SAPE. “Os professores são esclarecidos para melhor trabalhar com o jovem que necessite de acompanhamento especial”, informou Leila Feio.

A estudante portadora de baixa visão do curso de Ciências Sociais, Margareth Lima, afirmou que as pessoas que têm algum tipo de necessidade não podem esperar. “Não podíamos ficar sem esse Centro funcionando a contento dentro da Unifap. A Lei de acessibilidade deve ser obedecida. Ao exigir o cumprimento da Lei eu, e outros, só buscamos o que nos é de direito”, assegurou a estudante.

O reitor da Unifap, José Carlos Tavares, disse que o núcleo chama a atenção no sentido de pensarmos a universidade como um espaço natural de inclusão. “Nós temos que auxiliar essas pessoas. Não podemos comprometer a vida acadêmica desses indivíduos por algum tipo de omissão. Precisamos manter e ampliar esse atendimento”, avaliou Tavares.

O NAI/SAPE está equipado com impressoras em Braille, acervo técnico e romance também em Braille, interpretes da linguagem dos sinais, computadores com programas específicos para pessoas com deficiência visual. O prédio funciona em horário comercial no campus Marco zero, em Macapá.

Este post tem 2 comentários

1. Marcos Silva Albuquerque