Professora do NAI, Selma Gomes, apresentará trabalho de pesquisa no XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB), promovido pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas (AILPcsh), em Lisboa/PT.

Título do trabalho: “Sofrimento psíquico de educadores na Amazônia: narrativas de adoecimento dos usuários do serviço de apoio psicossocial do Estado do Amapá”.

RESUMO: O trabalho é fundamental na vida de homens e mulheres, embora constitua-se como fonte de adoecimento das subjetividades contemporâneas. Alguns grupos de trabalhadores, por suas características ocupacionais, tornam-se mais expostos ao surgimento de processos de adoecimento relacionados ao trabalho, entre esses grupos destacam-se os professores. Esta proposta baseia-se na pesquisa de doutoramento que estamos realizando e tem por objetivo identificar o “que subjaz” às queixas e às manifestações de adoecimento mental, reveladas pelos docentes, usuários do Serviço de Apoio Psicossocial(SAPS) da Secretaria de Educação do Estado do Amapá(SEED). A problemática é sintetizada pelas seguintes questões norteadoras: Como compreender e caracterizar as dimensões psicossociais do sofrimento psíquico vivido pelos trabalhadores docentes? O que as diferentes manifestações de sofrimento psíquico informam-nos sobre as condições do exercício das práticas docentes? Trata-se de uma abordagem qualitativa que utiliza a pesquisa documental, a observação sistemática, a entrevista e as narrativas das histórias de adoecimento, como técnicas para investigar as formas de transtornos psíquicos apresentados pelos professores/as no período de 2009 a maio de 2014. Foram consultados 764 prontuários e entrevistados 15 professores, de ambos os sexos. As narrativas de adoecimento são fundamentais para a compreensão dos universos de referência dos sujeitos, assim como podem ser tomadas como esforço de síntese das contradições sócio-culturais que impactam suas subjetividades.

Palavras-chave: Trabalho docente. Sofrimento/adoecimento psíquico. Atenção psicossocial.

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