Ação do NAI no Curso de Pedagogia do Campus Binacional da UNIFAP

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAP ofertou a “Oficina: Adaptação de Material Didático para Estudante com Deficiente Visual”, ministrada por Eliane Leal Vasquez (Coordenadora do NAI) e Jorgelani Pantoja de Souza (Bolsista de Extensão).

Imagem1

A oficina ocorreu na sala do Curso de Pedagogia do Campus Binacional, sito à Rodovia BR-156, n. 3051, Oiapoque. Inicialmente, a referida ação estava planejada para ser ministrada no horário matutino, mas foi realizada no horário noturno, com fim de atender aos estudantes do Curso de Pedagogia (Turma 2014.2), durante a disciplina: Braille, ministrada pela Profa. Esp. Edmilsan de Jesus Cardoso.

Imagem2 Imagem4

* Ementa da oficina: Política de Acessibilidade na Educação Superior; Conceitos de Acessibilidade, com foco em Acessibilidade Pedagógica, Comunicacional e Atitudinal; Serviços ofertados pelo NAI/PROEAC, Exibição do Vídeo: Adaptação de Material Didático para Estudantes com Deficiência Visual; Praticando.

Imagem3

A equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAP, agradece a parceria com a Profa. Esp. Edmilsan de Jesus Cardoso (Colaboradora do Programa de Extensão: Acessibilidade e Inclusão no Campus Binacional), por ter mobilizado os estudantes do Curso de Pedagogia a participar da oficina, o que possibilitou a equipe do núcleo cumprir com uma das metas do Plano de Trabalho do NAI, relativo ao ano de 2017, bem como ao servidor Ezequiel da Luz Silva (Colaborador do Programa de Extensão: Acessibilidade e Inclusão no Campus Binacional) pelo apoio logístico no planejamento e execução da oficina.

Os certificados da oficina estarão disponíveis no site do núcleo:  http://www2.unifap.br/nai/projeto/, a partir de 18/06/2017.

Referência:

ALMEIDA, M. S. S. Vídeo: Adaptação de Material Didático para Estudante com Deficiência Visual. Macapá, 2017. (Material didático do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da PROEAC/UNIFAP).

BRASIL. Lei n° 13146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm, Acesso: 07/08/2017.

BRASIL. Documento Orientador Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior. Brasília: SECADI/SESu, 2013.

CENTRO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL GAIA. O conceito de acessibilidade. 2017. Disponível em: www.crpg.pt/estudosProjectos/temasreferencia/acessbilidades/Paginas/oqueeaacessbilidade.aspx, Acesso: 07/08/2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Incluir. Disponível em: portal.mec.gov.br/programa-incluir, Acesso: 07/08/2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Resolução n. 024/2016. Homologa a Res. N. 021/2016-CONSU que aprova o Regimento do Núcleo de Acessibilidade  e Inclusão da Universidade Federal do Amapá. Disponível: www2.unifap.br/nai/files/2017/01/Resolução-n°-2016_CONSU_UNIFAP.pdf. Acesso: 07/08/2017.

Postagem: Equipe NAI/PROEAC.