Prof. Dr. Glauber Romling da Silva

Desde 2015 é professor adjunto (classe C, nível 1) da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Campus Binacional em Oiapoque e membro do Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas (NELI). Tem pós-doutorado (Unicamp, 2015), doutorado (UFRJ-University of Ottawa, Canadá, 2013) e mestrado (UFRJ, 2009) em linguística na linha de pesquisa “línguas indígenas”. É Bacharel e Licenciado em Letras Português-Latim (UFRJ, 2007). Foi coordenador da Licenciatura Intercultural Indígena (2016-17) e coordenador de pesquisa, extensão e ações comunitárias (2015-16) do Campus Binacional em Oiapoque (Unifap). Foi coordenador (2009-13) do projeto de documentação “Documentation of the Paresi-Haliti Language (Arawak)” através do “Endangered Languages Documentation Program” da “School of Oriental and African Studies” (University of London). Foi coordenador do projeto “Documentação de uma Língua Arawak do Sul: o Paresi-Haliti” através do “Projeto de Documentação de Línguas Indígenas” (PRODOCLIN, 2009-13), com sede no Museu do Índio-RJ/FUNAI. Trabalhou como parecerista das revistas LIAMES (Unicamp), Linguística (UFRJ), Veredas (UFJF), dentre outras. Tem publicações sobre as línguas Paresi-Haliti (Arawak), Pirahã (Mura), Kheuól do Uaçá (Crioula) e Kuikuro (Karib), nas áreas de documentação linguística, sintaxe, fonologia e fonética. Atualmente coordena o projeto “Atualização da Base de Dados Linguísticos da Língua Kheuól do Uaçá: uma Abordagem Bidialetal (Unifap)” A pesquisa atual engloba documentação linguística, multilinguismo e descrição de línguas indígenas.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710018E8

E-mail: glauberomling@yahoo.com.br