DISSERTAÇÕES

ANO DE DEFESA 2024

LEONOR BARBOSA ROCHA
O MITO DA (IN)DISCIPLINA NA CULTURA ESCOLAR: PROCESSOS SOCIALIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA CIVIL MILITARIZADA DE MACAPÁ-AP (2021-2023)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: Adalberto Carvalho Ribeiro
ARLEY DA SILVA OLIVEIRA
A BNCC DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO HUMANA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: as concepções de educadores e estudantes do município de Serra do Navio-AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Arthane Menezes Figueiredo
ANO DE DEFESA 2023
MARIA SONALE DE QUEIROZ
PARTICIPAÇÃO SOCIAL: processos de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Educação do Amapá (2015-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Margareth da Silva Guerra
NELIANE ALVES DE FREITAS
“É UMA QUESTÃO DE PELE, É UMA QUESTÃO DE COR, CURIAÚ MOSTRA TUA CARA!”: A IDENTIDADE CULTURAL E INSTITUCIONAL DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Piedade Lino Videira
BIANCA NASCIMENTO DOS SANTOS
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E O “NOVO” PERFIL DOCENTE NO BRASIL: análise dos tensionamentos em torno da BNC-Formação
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Arthane Menezes Figueiredo
TIAGA DE JESUS DIAS CHAGAS
O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: DA POLÍTICA EDUCACIONAL AO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ (AMAPÁ-BR)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Helena Cristina  Guimarães Queiroz Simões
LUCAS BORGES DE LIMA
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SISTEMA ARCU-SUL DO MERCOSUL EDUCATIVO: O QUE REVELAM AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO?
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Margareth da Silva Guerra
LESLIE JOVANA SILVA SANTOS
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM PERDA VISUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza
PRISCILA DE JESUS BRAGA COELHO
A GESTÃO DO PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACAPÁ: A DEMOCRACIA EXERCITADA OU MITIGADA?
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Margareth da Silva Guerra
ALUANA VILHENA AMORAS
PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO EM MACAPÁ-AP (2020 E 2021): O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS VIVÊNCIAS DE PROFESSORAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão
ZENILDA RODRIGUES DIAS
CULTURA MILITAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS CIVIS NO AMAPÁ: as implicações da padronização e homogeneidade na diversidade sexual LGBTQIAP+
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
LUCIANA MARIA MACHADO DE SOUZA
A HISTÓRIA DA IDENTIDADE INFANTIL NO AMAPÁ: NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ATUARAM NOS JARDINS DE INF NCIA NO PERÍODO TERRITORIAL DA DÉCADA DE 1970 (1972- 1980)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Ângela do Céu Ubaiara Brito
JESSÉ MARTINS CARDOSO
Cultura psicanalítica evangélica no divã: análise do hibridismo cultural ao lado de egressos de uma escola evangélica de psicanálise
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos
HOSANA OLIVEIRA DE ANDRADE
ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO ESTADO DO AMAPÁ (2011-2021) NO CONTEXTO DA EVASÃO ESCOLAR
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Arthane Menezes Figueiredo
WOLLACY ESQUERDO LIMA
PERSPECTIVAS DE ENFRENTAMENTO À LGBTQIA+FOBIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
JESSICA DE OLIVEIRA PONTES NÓBREGA
ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS SANTANA-AP: uma análise sobre a perspectiva da Educação Física na formação dos sujeitos da classe trabalhadora (2016 – 2022)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
RAIMUNDO DE LIMA BRITO
O REUNI E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DILEMAS E PERSPECTIVAS NO CAMPUS BINACIONAL – OIAPOQUE/AP (2000-2022)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientador: Adalberto Carvalho Ribeiro
MÁRCIO RAFAEL PANTOJA FERREIRA
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: do PROCAMPO à LEDOC
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Arthane Menezes Figueiredo
ANGLESON PANTOJA PINHEIRO
“ A CULTURA DE MAZAGÃO VELHO E A FESTA DE SÃO TIAGO DAS CRIANÇAS SÃO JÓIAS RARAS”: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL MAZAGANENSE A PARTIR DA FESTA DE SÃO TIAGO MIRIM, MAZAGÃO VELHO-AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Piedade Lino Videira
ODESSA SOUSA BARBOSA
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO (BNCC/EM) E O REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE (RCA/EM): IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE, NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE BIOLOGIA
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Arthane Menezes Figueiredo
ANTONIO JAMERSON MENDES DA ROCHA CÔRTES
USO DE JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS ABORDAGENS DE PESQUISA SOBRE APLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS DE 2017 A 2020
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Eliana do Socorro de Brito paixão
BETEL PEREIRA DE CASTRO
PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Eugenia da Luz Silva Foster
VANESSA LIMA DOS SANTOS ASSUNÇÃO
TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) DO ESTADO DO AMAPÁ E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientador: Sidney da Silva Lobato
CRISTIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA
AUTOAVALIAÇÃO DA PRÁXIS EDUCATIVA EM PROJETOS SOCIAIS REALIZADA POR MULHERES ATRAVESSADAS PELO FEMINISMO EM MACAPÁ – AMAPÁ
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos
ALEANE DO SOCORRO DE SOUSA MENDES
ENSINO DE HISTÓRIA EM AMBIENTES VIRTUAIS: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2020-2021) EM MACAPÁ/AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Eliana do Socorro de Brito paixão
CLÁUDIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS
A RECEPÇÃO DA CONFESSIONALIDADE PELOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NO AMAPÁ: O acórdão do Supremo Tribunal Federal
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientador: José Carlos Cariacás Romão dos Santos
ELISÂNGELA RODRIGUES DA SILVA
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E AS CONFIGURAÇÕES NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA REDE ESTADUAL DE MACAPÁ/AP
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Valéria Silva de Moraes Novais
FABIANA MAIA MARQUES
SUSTENTABILIDADE DA VIDA: Cartografia de saberes socioambientais dos (as) alunos (as) do ensino médio da Escola Família Agroextrativista do Carvão, na Amazonia Oriental-AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades/Orientadora: Raimunda Kelly Silva Gomes
QUELEM SUELEM PINHEIRO DA SILVA
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O PROEJA: uma análise no IFAP — Campus Macapá
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Valéria Silva de Moraes Novais
REVAN ARAUJO DE SOUZA
(DES)CAMINHOS RUMO À APOSENTADORIA: DILEMA DE DOCENTES COM ABONO DE PERMANÊNCIA EM UMA IFES NO MEIO DO MUNDO (1998-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
TATIANY DO SOCORRO SILVA DOS SANTOS
MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: A GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA/CÍVICO-MILITAR EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAPÁ (2017-2022)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Antonia Costa Andrade
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientador: André Rodrigues Guimarães
ANO DE DEFESA 2022
JULIANE SILVA GIUSTI DA ROCHA
PARA ALÉM DO NHEENGATU: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA POVOS INDÍGENAS DO AMAPÁ (1974-1988)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientador: Sidney da Silva Lobato
NICOLE GRAZIELLE DA SILVA POJO
A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL: Perspectivas nos cursos na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora: Antonia Costa Andrade
JORGE LUCAS DE OLIVEIRA DIAS
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E SOCIOLOGIA DA UNIFAP EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (2020-2022)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientador: Sidney da Silva Lobato
FLAVIA CAROLINE MACIEL CONCEIÇÃO
A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ NO PERÍODO DE 2007-2020
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais/Orientadora:  Valéria Silva de Moraes Novais.
ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
ENTRE RIOS E TABLADOS: O CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE IPIXUNA MIRANDA
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Ângela do Céu Ubaiara Brito
MERIAM SANTOS DE FARIAS
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR À LUZ DA LEI 1.503/2010: REPERCUSSÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO AMAPÁ (2014-2021)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
ORLEANS SILVA SOUSA
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: A INSERÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NO CONTEXTO GLOBAL (2013 – 2020)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Antonia Costa Andrade
ELICE MARTINS NOBRE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Protocolo Comunitário do Beira Amazonas-AP/ Brasil
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Raimunda Kelly Silva Gomes
DENNYS MAX DOS SANTOS DA CONCEIÇÃO
GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS REPRESENTAÇÕES DAS/DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza
JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA REIS
O PROJETO ESCOLA BILÍNGUE PORTUGUÊS-FRANCÊS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO AMAPÁ: políticas, contextos e concepções
Linha de Pesquisa:  Políticas Educacionais/ Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
IDELSON MACIEL FERREIRA
DO ALTAR À ESCOLA: A ATUAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL AMAPAENSE (1903-1956)
Linha de Pesquisa:  Políticas Educacionais/ Orientador: Sidney da Silva Lobato
NILZANA BRAGA ESTEVES
REPRESENTAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES: O que revelam os estudos no Brasil (2008-2018)
Linha de Pesquisa:  Políticas Educacionais/ Orientadora: Margareth Guerra dos
Santos
ÍRIS COSTA DA SILVA
TERRITÓRIOS FORMATIVOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA FAMÍLIA AGROEXTRATIVISTA DO CARVÃO – EFAC
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora:  Raimunda Kelly Silva Gomes
ANAIRA SILVA DOS SANTOS
DO PODER DE PUNIR AO DEVER DE EDUCAR: Fragilidades e possibilidades do processo educativo para jovens infratores sob o olhar de integrantes da equipe técnica do CESEIN/AMAPÁ
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão
KATIA MARIA BARBOSA DOS ANJOS
Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
NELCY DA COSTA PEREIRA
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS E PROTAGONISMO JUVENIL NO PROGRAMA ESCOLA DO NOVO SABER, EM SANTANA-AP, 2017-2020
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
IZAIAS LOUREIRO TAVARES
DO PRESENCIAL PARA O VIRTUAL: IMPACTOS DA MIGRAÇÃO COMPULSÓRIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM MACAPÁ/AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão
ADAILES AGUIAR LIMA
MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DA TRAJETÓRIA SOCIOEDUCACIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS DA VILA DE MAZAGÃO VELHO-AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Elivaldo Serrão Custódio
ENILTON FERREIRA VIEIRA
LEI N. 12.711/2012: TRAJETÓRIA HISTÓRICA, LIMITES DA AÇÃO AFIRMATIVA E APLICABILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP (2013 A 2020)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Piedade Lino Videira
FREDSON COSTA VULCÃO
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LUDICIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR: análise da Produção Científica sobre pedagogia hospitalar em Programas de Pós-Graduação no Brasil (2008-2019)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Álvaro Adolfo Duarte Alberto

ANO DE DEFESA 2021

ANTONIO MATEUS PONTES COSTA
PEDAGOGIA DECOLONIAL E ARTE EDUCAÇÃO: transgressões e enfrentamento da LGBTfobia na educação
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador:  Alexandre Adalberto Pereira
RICARDO TEIXEIRA DA SILVA
CONCEPÇÕES DE DIREITOS HUMANOS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À LUZ DO PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Helena Cristina G. Queiroz Simões
ALESSANDRA DA SILVA CASTRO
O CUSTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA ESTUDANTES DOS CURSOS DE MEDICINA E ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Valéria da Silva M. Novais
ANDRÉS LEMA MENDEZ
INFANCIAS LIBRES: Pensar la igualdad de género y la diversidad sexual en el contexto escolar a partir de la niñez, en la ciudad de Macapá, Amapá, Brasil
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
IGOR BARROS SANTOS
LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO: VOZES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Helena Cristina G. Queiroz Simões
ADEILDO TELLES DA SILVA
FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ACESSO AOS DADOS DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
ADRIANA CRISTINA FURTADO IDALINO
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE QUALIDADE E AUTONOMIA IMPRESSAS NAS SISTEMÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA REGIÃO NORTE (2009-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Antonia Costa Andrade
ROSIANI SALVIANO BARROS
DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA EJA NO BRASIL: ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2009-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
LEVI SILVA LEMOS
PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Estudo sobre as Metas de carreira e a remuneração dos Estados de Amapá, Pará e Roraima (2015-2020)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
ELIOENAI SILVA LAZAME
AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PÚBLICO MACAPAENSE (2007-2020)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
ADRIANY DE MORAIS LEONARDO
LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza

ANO DE DEFESA 2020

JANAINA BRITO CARVALHO
META 19 DO PNE: o cenário brasileiro da gestão democrática escolar nos planos estaduais e distrital de educação
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Antonia Costa Andrade
MANOEL RAIMUNDO DOS SANTOS
REFERENCIAL CURRICULAR AMAPAENSE: Narrativas de Professores/Formadores do PROBNCC/AP
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo
MARIA DE BARROS DA TRINDADE PÁDUA
TRABALHO DOCENTE NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO AMAPAENSE (2016-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
JUDINETE DO SOCORRO ALVES DE SOUZA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: (im)possibilidades e desafios na concepção de professores de Laranjal do Jari
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo
ANA KAREM BRITO OLIVEIRA
SER MULHER E FILÓSOFA: NARRATIVAS DE SUPERAÇÃO DA SUPREMACIA MASCULINA NA FILOSOFIA
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
MARIA CAROLINA HENRIQUE MARQUES
CULTURAS INFANTIS E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: SABERES CULTURAIS REGIONAIS DAS CRIANÇAS DA AMAZÔNIA AMAPAENSE
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Angela do Céu Ubaiara Brito
JOSÉ ALMIR VIANA NUNES
A feição privatista na gestão do Ensino Médio público em Tempo Integral no Amapá (2016-2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
KÁTIA DE NAZARÉ SANTOS FONSÊCA
ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: a política nacional do novo Ensino Médio e sua gestão no Estado do Amapá (2016-2019)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
MARCIA MARIA DOS SANTOS
CARREIRA DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: Análise dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração das redes de ensino público estaduais do Brasil
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
LIDIANE TAVARES DO NASCIMENTO GOMES
LINHAS E ENTRELINHAS DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA – PNLL (2003-2018): UMA ANÁLISE SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À LEITURA
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Ilma de Andrade Barleta
KAROLLINY MELO FERREIRA DINIZ
EDUCAÇÃO EM MISSÕES JESUÍTICAS FRANCESAS: SABERES E FAZERES HÍBRIDOS NA FRONTEIRA FRANCO-PORTUGUESA (1714-1765)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: Sidney da Silva Lobato
CARINA BAIA RODRIGUES
A ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO – RESOLUÇÃO CNE/CES N. 05/2018: contextos e sujeitos
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Helena Cristina G. Queiroz Simões
ANGÉLICA DE OLIVEIRA FURTADO
MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO E RESSOCIALIZAÇÃO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE INTERNAÇÃO, À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão
ANDRESSA COSTA DOS SANTOS
“TUDO AQUILO QUE SOU PERPASSA A MINHA EXISTÊNCIA ENQUANTO MULHER E LÉSBICA”: Narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
WALQUÍRIA DE ARAÚJO PEREIRA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: um estudo de caso na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM no Município de Itaubal-AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Raimunda Kelly Silva Gomes
ARLESON NOITE RIBEIRO
Concepção de ser humano no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja): uma investigação no Curso Técnico em Logística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais / Orientadora: Valéria Silva de Moraes Novais
ADRIANA MACHADO DE SOUZA
ENTRE GANGORRAS E CIRANDAS: o lugar da dimensão lúdica na educação infantil
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades / Orientadora: Angela do Céu Ubaiara Brito
JULIA MILENA DA PAIXÃO OLIVEIRA
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ NO PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA AMAPAENSE (2011 A 2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
CRISTIANE DE SOUSA BRITO
EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E DESIGUALDADES REGIONAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO NO CONTEXTO DOS PLANOS NACIONAIS DE PÓS-GRADUAÇÃO (1975-2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães

ANO DE DEFESA 2019

BENTO NUNES DE SOUZA FILHO
ANÁLISE BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO CONTEXTO ESCOLAR RIBEIRINHO
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades / Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza
BRUNA CARDOSO GONÇALVES
DOS BARRACÕES DOS FESTEIROS PARA ESCOLA: a Dança do Marabaixo nas aulas de Educação Física
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades / Orientador: Álvaro Adolfo Duarte Alberto
JOSÉ ROBERTO AFONSO PANTOJA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E OS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA: A FORMAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES NO AMAPÁ (1990-2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
POLLIANNA PIMENTEL FERREIRA
A EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA DO “OURO NEGRO”: o programa educacional da Icomi no Distrito de Santana/AP (1960-1984)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: Sidney da Silva Lobato
LUCILÉA SANTOS AYRES DA SILVA
O PROJETO FORMATIVO DO ENGENHEIRO NA CONTEMPORANEIDADE: entre a formação humana e a mercadológica
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Arthane menezes Figueirêdo
FRANCISCO COSTA LEITE NETO
ENDIVIDAMENTO POR EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM MACAPÁ/AP (2003 a 2016)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora:  Ilma de Andrade Barleta
JOSÉ ALMIR BRITO DOS SANTOS
INSTITUIÇÃO E EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (2006-2017)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
MARILIA PANTOJA BRITO
O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ: PERFIS E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: TENDÊNCIAS E LACUNAS NO ÂMBITO DA PESQUISA E EXTENSÃO (2006-2018)
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Helena Cristina G. Queiroz Simões
MARIA DO SOCORRO SIMITH NEVES
CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ E O MUNDO DO TRABALHO: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA E O MERCADO (2010-2014)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Antonia Costa Andrade
RODRIGO BARBOSA BASTOS
O TRABALHO DOCENTE NA UNIFAP: CONTRARREFORMA E EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (2003 a 2016)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora:  Ilma de Andrade Barleta
MOISÉS DE JESUS PRAZERES DOS SANTOS BEZERRA
“SE EU NÃO FIZER O BEM, O MAL NÃO FAÇO!”: AS PRÁTICAS CULTURAIS/RELIGIOSAS AFROINDÍGENAS DO QUILOMBO DO CRIA-Ú E O CURRÍCULO DE ENSINO RELIGIOSO DA ESCOLA ESTADUAL QUILOMBOLA JOSÉ BONIFÁCIO
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Piedade Lino Videira
DARLLEN ALMEIDA DA SILVA
HEGEMONIA ESTADUNIDENSE SOBRE O BRASIL: OS PROGRAMAS PDPI E ETA (2012-2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Norma Iracema de Barros Ferreira
MARCELO CONCEIÇÃO DA ROCHA CAMPOS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR: POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO IGARAPÉ DA FORTALEZA/AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão
JOÃO DE DEUS SANTOS DE SAMPAIO
Ordem e progresso? Ações de normalização e controle no grupo Escolar Barão do Rio Branco de Macapá/AP (1944-1956)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Regina Lúcia da Silva Nascimento
MICHELLE KAROLINE PEREIRA DA SILVA
SINDICALISMO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: formação política de dirigentes do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Amapá (1994-2018)
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientador: André Rodrigues Guimarães
GISELE PAULA BATISTA
TECNOLOGIA SOCIAL: contribuições educativas na perspectiva da comunidade de mazagão velho para preservação de saberes
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Eugenia da Luz Silva Foster
PRISCILLA PANTOJA DO NASCIMENTO BRANDÃO
SABERES CULTURAIS RIBEIRINHOS: o brincar e a cultura infantil a partir das narrativas dos moradores da comunidade de Arraiol – Arquipélago do Bailique/AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientadora: Angela do Céu Ubaiara Brito
RÔMULO CAMBRAIA RIBEIRO
“ TÁ PENSANDO QUE TRAVESTI É BAGUNÇA?!” Decolonialidade e resistência nas experiências escolares de travestis e transexuais de Macapá, AP
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
MIQUELLY PASTANA TITO SANCHES
GÊNERO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Percepções de professoras do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá na perspectiva da decolonialidade
Linha de Pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades  / Orientador: Alexandre Adalberto Pereira
LINDISAY GIANY MOREIRA
CURSOS DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ: FORMAÇÃO E INTERAÇÕES COM A LÓGICA DE MERCADO E O MUNDO DO TRABALHO
Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais  / Orientadora: Antonia Costa Andrade